BPCNotícias

Até quem NUNCA contribuiu pode receber SALÁRIO do INSS: veja como solicitar!

Pessoas que nunca contribuíram com o INSS também podem ter direito a um benefício que paga um salário pelo resto da vida.

Muitas pessoas desconhecem a possibilidade de receber um benefício mensal do INSS, mesmo sem ter contribuído formalmente ao longo da vida.

Esse benefício, conhecido por poucos, oferece um salário mínimo para aqueles que se enquadram em critérios específicos.

Essa ajuda pode ser uma virada de jogo para muitos idosos que, por diversas razões, não tiveram condições de contribuir ao longo dos anos.

Contudo, é importante entender quem tem direito e como acessar esse benefício é fundamental para garantir a assistência necessária nos momentos mais delicados da vida.

Se você é brasileiro e nunca contribuiu com o INSS, veja qual benefício pode receber.
Se você é brasileiro e nunca contribuiu com o INSS, veja qual benefício pode receber. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / beneficiodoidoso.com.br

Quem tem direito de receber do INSS sem contribuição?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio oferecido pelo INSS para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, independentemente de terem contribuído ao longo da vida.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo.

Além disso, o beneficiário deve ter 65 anos ou mais, ou ser uma pessoa com deficiência que não pode participar plenamente do mercado de trabalho.

Essa assistência não é acumulável com outros benefícios previdenciários, exceto em casos específicos, como pensão por morte de menor valor.

Saiba mais: ALERTA: idosos são EXCLUÍDOS do BPC por motivo SURPREENDENTE

Como garantir o benefício sem contribuição?

Para solicitar o BPC, o primeiro passo é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, que reúne informações sobre famílias de baixa renda.

Por lá, o representante da família não pode esquecer de levar os documentos de todos os que vivem na mesma casa, processo obrigatório para a concessão.

Após a inscrição, o requerente deve acessar o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo, e formalizar o pedido do benefício.

O processo envolve o preenchimento de informações pessoais e a apresentação de documentos que comprovem a renda familiar.

A análise do pedido é feita pelo INSS, que verificará se todos os critérios foram cumpridos. A aprovação pode demorar alguns meses, mas o benefício é retroativo à data do pedido.

Não perca: COMEÇOU! Governo inicia CORTES nos benefícios do INSS; vou ser afetado?

Pente-fino de 2024 afeta o BPC?

O pente-fino do INSS, programado para 2024, também vai revisar os beneficiários do BPC. O objetivo é identificar pagamentos indevidos e garantir que o benefício chegue apenas a quem realmente necessita.

Os beneficiários que apresentarem inconsistências nos dados ou que não se enquadrem mais nos critérios de elegibilidade serão convocados para revisão.

Aqueles que não conseguirem comprovar a continuidade das condições que deram origem ao benefício podem ter o pagamento suspenso.

É importante, portanto, que os beneficiários mantenham suas informações atualizadas e estejam preparados para essa revisão.

Lembrando que quem for convocado não necessariamente vai perder o BPC, mas corre risco de ficar sem os pagamentos se não estiver cumprindo com todas as regras que o governo junto ao INSS estabelecem.

Veja mais: Meu INSS: plataforma conta com 90 RECURSOS disponíveis para pensionistas e aposentados; veja como utilizar!

Nicole Ribeiro

Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, redatora freelancer e revisora de artigos e textos acadêmicos. Apaixonada por gatos e pelo conhecimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo