ANTECIPAÇÃO do FGTS já está liberada para correntistas do Banco do Brasil
A antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito, disponível a todos os brasileiros que atuam pelo regime de contratação da CLT. Veja como funciona.
A antecipação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular entre os trabalhadores brasileiros que buscam reorganizar suas finanças. O Banco do Brasil (BB) anunciou uma novidade que facilita ainda mais esse processo para seus correntistas, oferecendo uma maneira prática e segura de acessar esse recurso.
Banco do Brasil anuncia antecipação do FGTS para correntistas
A antecipação do FGTS funciona de forma simples: o saldo da conta do FGTS é utilizado como garantia para um empréstimo. Esse saldo fica temporariamente bloqueado até que a operação seja quitada. O valor antecipado é transferido diretamente para a conta bancária do trabalhador, permitindo acesso rápido e fácil ao dinheiro.
Para os correntistas do Banco do Brasil, a antecipação do FGTS traz diversas vantagens. Além da facilidade de ter o saldo liberado após a consulta e bloqueio da poupança trabalhista, o pagamento é agendado para o primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Isso garante um planejamento financeiro mais organizado e previsível.
Como solicitar a antecipação do FGTS pelo Banco do Brasil?
A solicitação da antecipação do FGTS pelo Banco do Brasil pode ser feita de forma online, seguindo alguns passos simples:
- Acesse o aplicativo FGTS ou site da Caixa Econômica Federal: autorize o Banco do Brasil a consultar o saldo desejado.
- Solicite pelo aplicativo do Banco do Brasil: no aplicativo, selecione a opção “Empréstimos” e depois “CDC FGTS Saque Aniversário”.
- Aguarde a confirmação da proposta: a proposta só será validada mediante o bloqueio do saldo vinculado à parcela a ser antecipada.
Quem pode solicitar a antecipação?
Qualquer cliente com conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, que tenha aderido à modalidade de saque-aniversário e que atenda aos seguintes requisitos pode solicitar a antecipação do FGTS:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado.
- Possuir conta corrente ou poupança na Caixa (exceto poupança social digital e poupança Caixa Fácil).
- Ser optante pelo saque-aniversário do FGTS.
- Autorizar a Caixa a consultar informações do FGTS.
- Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação.
- Estar com o CPF regular na Receita Federal.
- Estar adimplente com a Caixa ou utilizar o recurso do crédito para quitação da dívida.
O que você deve saber antes de optar pela modalidade
A antecipação do FGTS é destinada aos brasileiros que optam pelo saque-aniversário. Ou seja, o trabalhador deverá abrir mão do saque integral do Fundo, caso seja demitido sem justa causa. Neste caso, ele ainda recebe a multa de 40% sobre o valor do fundo. No entanto, essa quantia será usada pelo banco como garantia.
Uma vez que o trabalhador optar pelo saque-aniversário, ele só poderá voltar ao saque-rescisão depois de dois anos. Vale destacar que ao contratar a antecipação do FGTS, o trabalhador também deverá quitar seus débitos antes de voltar para a modalidade do saque-rescisão. Portanto, é necessário ponderar a escolha.