O MEI que tem dívidas pode tornar o CNPJ irregular, o que afeta a sua credibilidade no mercado financeiro e o impossibilita de conseguir crédito.
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria jurídica simplificada criada para facilitar a formalização de pequenos negócios e trabalhadores autônomos no Brasil. Essa modalidade oferece diversos benefícios ao brasileiro.
No entanto, para se manter como MEI, é necessário estar com o CNPJ regularizado. Ou seja, livre de dívidas. Por isso, o Governo Federal lançou o Desenrola voltado para esta categoria, que oferece condições atrativas para renegociação de dívidas.
Desenrola para MEI já começou; beja como regularizar seu CNPJ
Quem é MEI ou dono de micro e pequenas empresas já pode contar com uma nova oportunidade para renegociar suas dívidas e melhorar sua saúde financeira.
O programa “Desenrola”, promovido pelo governo federal, tem como objetivo facilitar a regularização de débitos, oferecendo condições mais favoráveis para pagamento.
O que é Desenrola MEI?
O programa Desenrola foi criado para auxiliar brasileiros a renegociarem dívidas. Sua nova etapa é voltada a pequenos empresários a sair da inadimplência, possibilitando que regularizem suas dívidas com condições especiais.
A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento econômico, garantindo que essas empresas tenham acesso a crédito e outras facilidades indispensáveis para seu crescimento.
Renegociação de dívidas
A principal ferramenta do Desenrola é a renegociação de dívidas. Empresas participantes poderão renegociar débitos com bancos e outras instituições financeiras, beneficiando-se de juros mais baixos e prazos mais longos.
Isso proporciona um alívio imediato no fluxo de caixa do MEI permitindo que os empresários organizem melhor suas finanças.
Estes são os principais benefícios:
- Condições especiais de pagamento com juros reduzidos.
- Possibilidade de estender o prazo de pagamento das dívidas.
- Regularizar as dívidas melhora a pontuação de crédito, facilitando o acesso a novos empréstimos.
Para participar, basta que o MEI, ou ME, entre em contato com o credor da dívida e buscar as melhores condições para a renegociação.
Quem pode se inscrever como microempreendedor?
O MEI é uma ótima opção para quem deseja formalizar seu negócio e ter acesso a diversos benefícios. É importante ressaltar que, antes de se tornar um, é fundamental verificar se a sua atividade se encaixa nas permitidas pela legislação.
As principais atividades permitidas para MEIs são:
- Comércio varejista;
- Prestação de serviços;
- Indústria;
- Bar e restaurante;
- Transporte terrestre de passageiros.
Existem uma série de atividades que podem ser consultadas no Portal do Empreendedor (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor). Por fim, para se enquadrar como MEI, o limite de faturamento anual da empresa deve ser de R$ 81 mil.