O empréstimo para o MEI se caracteriza por oferecer melhores condições de pagamento, com taxas de juros reduzidas e prazos flexíveis. Entenda.
Ser MEI (microempreendedor individual) não é fácil. Embora a categoria tenha acesso a uma série de benefícios, nem todos conseguem capital para gerir o negócio.
Por essa razão, os bancos liberam linhas de crédito especiais para a categoria. Geralmente, possuem condições de pagamento flexíveis, com menores taxas de juros.
Quais são as melhores opções de empréstimo para o MEI? Veja a lista
O MEI conta com diversas opções de crédito para impulsionar seu negócio. Cada modalidade possui características e requisitos específicos, sendo fundamental escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades e perfil financeiro.
Crédito com garantia
Ideal para quem possui um imóvel residencial ou comercial para oferecer como garantia. Permite obter valores mais altos e prazos de pagamento mais longos, com taxas de juros atrativas.
Também existe o empréstimo com aval. Ele envolve a apresentação de um fiador que se responsabiliza pelo pagamento da dívida caso o empreendedor não consiga honrar seus compromissos. As taxas de juros podem ser mais baixas que as do empréstimo sem garantia.
Por fim, o microempreendedor também pode oferecer como garantia recursos depositados em conta corrente ou investimentos em renda fixa. Possibilita a obtenção de valores menores, com prazos e taxas de juros intermediários.
Microcrédito
Destinado a financiar a abertura, formalização ou expansão do negócio. Oferece valores menores, porém com prazos de pagamento mais longos e acompanhamento técnico especializado.
Cartão de crédito empresarial
Permite controlar os gastos da empresa e ter acesso a benefícios como programas de recompensas e seguros. É útil para compras do dia a dia, despesas com fornecedores e viagens de negócios.
Linhas de crédito do Governo
O MEI também pode contar com programas específicos do Governo. Através de parcerias com instituições sociais ou bancos públicos, os empréstimos têm taxas de juros reduzidas. Confira.
- BNDES Microcrédito: Linha de crédito do BNDES voltada para MEIs, com foco em investimentos em inovação, tecnologia e sustentabilidade.
- FAMPE Sebrae: Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, oferece aval para complementar garantias e viabilizar o acesso ao crédito.
ProCred 360 e Pronampe são linhas de crédito exclusivas para pequenos negócios; veja
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma linha de crédito criada pelo Governo Federal em 2020 para auxiliar na recuperação econômica das empresas durante a pandemia da Covid-19.
O programa oferece crédito com juros mais baixos e prazos mais longos de pagamento para microempresas (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). As taxas são de 6% ao ano, mais a Taxa Selic e os prazos de pagamento variam com a instituição financeira.
ProCred 360
O ProCred 360 é uma linha de crédito criada em 2024, mas que ainda não está disponível para solicitação. A previsão é que o programa seja lançado a qualquer momento, em junho de 2024.
O anúncio oficial foi feito em abril de 2024 pelo Governo Federal, mas ainda havia pendências no Fundo de Garantia de Operações (FGO) que precisavam ser resolvidas antes da liberação do crédito.
A solicitação poderá ser feita diretamente na instituição financeira que participa do programa. Em troca, elas recebem benefícios fiscais do Governo. O ProCred é destinado ao MEI e microempresas, com juros de 5% ao ano, mais a Taxa Selic.
- Veja também: Mercado Livre libera DINHEIRO aos clientes; veja como conseguir empréstimo pelo app
- Veja também: Governo se manifesta sobre a DATA da liberação do novo empréstimo MEI; veja