FinançasNotícias

Consumidores podem RECEBER o dinheiro de volta ao fazer compras nestes apps; entenda o cashback

Receber dinheiro de volta ao fazer compras se tornou comum no Brasil, graças aos aplicativos de cashback. Descubra como as plataformas funcionam.

Imagine poder receber parte do seu dinheiro de volta sempre que você realizar alguma compra? Ou seja, ao invés de só gastar, o consumidor pode ganhar um dinheiro extra por adquirir produtos ou serviços. 

Isso é possível graças aos aplicativos de cashback. Existem plataformas que oferecem promoções e cupons de descontos aos consumidores. Além do mais, bandeiras de cartão de crédito também podem ter cashback. 

Consumidores podem RECEBER o dinheiro de volta ao fazer compras nestes apps; entenda o cashback
Descubra como funciona os aplicativos de cashback – Foto: Jeane de Oliveira

Veja como receber o dinheiro de volta ao fazer compras

O cashback surgiu nos Estados Unidos e está se tornando uma prática cada vez mais comum no mercado brasileiro, graças à popularização da internet. 

A possibilidade de recuperar parte do valor gasto em compras atrai consumidores que buscam economizar e maximizar seus benefícios.

O que é cashback?

Cashback é um termo em inglês que significa, literalmente, dinheiro de volta. Trata-se de um  sistema de reembolso onde o consumidor recebe de volta uma porcentagem do valor gasto em suas compras. 

Esse retorno pode ser utilizado para futuras aquisições ou transferido para uma conta bancária. A ideia é simples: quanto mais compras, mais dinheiro volta para o bolso.

Como o cashback funciona ?

O funcionamento do cashback é direto. Após realizar uma compra em estabelecimentos parceiros, uma fração do valor pago retorna ao consumidor.

A porcentagem do dinheiro de volta varia de acordo com a loja e a promoção vigente. O valor acumulado pode ser resgatado ou usado em compras futuras, dependendo das regras da plataforma.

Cupons de descontos oferecidos por aplicativos

Além do dinheiro de volta, muitos aplicativos oferecem cupons de descontos. Esses cupons proporcionam reduções imediatas no valor das compras, tornando-se uma vantagem adicional para os usuários. 

A combinação de cupons e cashback pode gerar uma economia significativa, otimizando o poder de compra. Em meio à crise que o país enfrenta, tais aplicativos são essenciais para salvar o orçamento das famílias brasileiras. 

Quais são os principais aplicativos de dinheiro de volta?

No Brasil, diversos aplicativos de cashback se destacam. Confira três opções. 

  1. Méliuz: oferece cashback em diversas lojas e categorias, além de cupons de desconto (https://www.meliuz.com.br/);
  2. Ame Digital: além de dinheiro de volta, possibilita pagamentos de contas e transferências. É o app oficial das Lojas Americanas (https://www.amedigital.com/);
  3. Cuponomia: combina cupons de desconto com ofertas de cashback, ampliando as possibilidades de economia (https://www.cuponomia.com.br/).

Descubra como conseguir cashback através de compras no cartão de crédito

Alguns cartões de crédito também oferecem cashback como benefício. Esses cartões devolvem uma porcentagem do valor gasto em compras diretamente na fatura ou em pontos que podem ser trocados por produtos e serviços. 

Essa opção é ideal para quem deseja economizar em todas as transações do dia a dia. No entanto, geralmente, cartões que possibilitam o dinheiro de volta, tendem a ter uma aprovação mais difícil. 

Além do mais, o consumidor precisa arcar com tarifas de anuidade. Tudo depende da política estabelecida pelo banco e bandeira do cartão de crédito. 

Qual é a diferença entre programas de milhas e cashback?

Programas de milhas e cashback possuem objetivos distintos. As milhas são acumuladas com base no valor gasto e podem ser trocadas por passagens aéreas, produtos ou serviços. 

Já o cashback retorna parte do dinheiro gasto ao consumidor, proporcionando economia direta. Ambos oferecem vantagens, mas o cashback proporciona um retorno financeiro imediato e direto.

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo