Em ação publicitária, Banco do Brasil alertou seus clientes para os principais tipos de golpes bancários. Veja como evitar prejuízos financeiros.
Neste ano, o Banco do Brasil emitiu um alerta importante aos seus clientes sobre o aumento de golpes online. A instituição criou uma ação publicitária para divulgar como os criminosos agem.
Ao entender os golpes, é possível se precaver e, dessa forma, evitar prejuízos financeiros. Afinal, a popularização da internet trouxe diversas comodidades aos brasileiros, mas, também, aumentou o número de golpes.
Vale mencionar que as vítimas de golpes não são, apenas, correntistas do BB. Na realidade, qualquer brasileiro está sujeito a cair em uma fraude, caso não se proteja.
Banco do Brasil faz alerta aos clientes; quais são os principais tipos de golpes?
Os golpes online são fraudes cometidas através da internet, onde os golpistas utilizam técnicas para enganar as vítimas e obter informações pessoais, financeiras ou acesso a contas bancárias.
Esses golpes podem ser realizados por e-mails falsos, sites fraudulentos, mensagens de texto ou ligações telefônicas. De acordo com o Banco do Brasil, golpes de phishing e do Pix são os que mais fazem vítimas.
O que é phishing?
Phishing é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários, através de e-mails, mensagens ou sites falsos que imitam empresas legítimas.
As vítimas são induzidas a fornecer essas informações acreditando que estão interagindo com uma entidade confiável. Geralmente, os criminosos criam uma falsa promoção ou um falso alerta de perigo para enganar as vítimas.
Golpe do cartão
No golpe do cartão, os criminosos entram em contato com a vítima fingindo ser do Banco do Brasil e informam sobre uma falsa irregularidade no cartão.
Eles solicitam o envio do cartão para suposta investigação ou substituição. Com o cartão em mãos, realizam transações fraudulentas.
Como identificar um golpe?
Para identificar um golpe, é importante estar atento a alguns sinais. Mensagens com urgência exagerada, erros gramaticais, remetentes desconhecidos ou endereços de e-mail suspeitos são indícios comuns.
Links estranhos ou pedidos de informações pessoais também são sinais de alerta. Verificar sempre a autenticidade da comunicação antes de tomar qualquer ação é essencial.
Fui vítima de golpe e agora? Saiba o que fazer
Se for vítima de golpe, a primeira ação é entrar em contato com o Banco do Brasil e informar sobre a fraude.
Bloqueie imediatamente cartões e contas, e registre um boletim de ocorrência. Mantenha todos os registros da comunicação com os golpistas e forneça essas informações às autoridades e ao banco.
Essas regras valem para qualquer instituição financeira, além do BB. Lembre-se que, em alguns casos, os bancos são obrigados a devolver o valor para o cliente. Se necessário, faça uma reclamação no BC (https://www.bcb.gov.br/) e procure um advogado.
Principais golpes do Pix
Veja a seguir, os principais golpes envolvendo o Pix:
- Falso funcionário de banco: criminosos se passam por funcionários do banco e solicitam transferências;
- Clonagem de WhatsApp: golpistas clonam o WhatsApp da vítima e pedem dinheiro aos contatos;
- Sites falsos: criação de sites fraudulentos que simulam empresas reais;
- Ofertas falsas: promoções ou prêmios inexistentes que exigem pagamento via Pix.
Banco do Brasil explica como se proteger dos golpes
Para se proteger de golpes no Pix, é essencial nunca compartilhar senhas ou códigos de segurança, verificar sempre a autenticidade das solicitações e utilizar canais oficiais para realizar transações.
Mantenha o aplicativo do Banco do Brasil – ou de outros bancos – sempre atualizado e desconfie de mensagens ou ligações suspeitas.
O Pix é seguro?
Sim. O Pix é uma forma segura e eficiente de realizar transações financeiras. Ele utiliza criptografia avançada e autenticação em duas etapas para garantir a segurança das transferências.
No entanto, é crucial que os usuários adotem práticas seguras e fiquem atentos a possíveis tentativas de fraude para evitar cair em golpes.