Posso trabalhar mesmo me aposentando? Esclareça dúvida sobre a possibilidade de aposentados continuarem trabalhando aqui. Contudo, antes de prosseguir, você deverá entender que a resposta para essa questão depende do tipo de aposentadoria. Confira!
- Aposentadoria por contribuição: Aposentados que contribuíram de forma individual ou tiveram carteira assinada podem continuar trabalhando sem problemas.
- Aposentadoria por invalidez: Aposentados por invalidez, agora chamada de “aposentadoria por incapacidade permanente”, não podem trabalhar. Caso contrário, perdem o benefício.
- Servidor público: Servidores públicos aposentados não podem continuar no cargo pelo qual se aposentaram, mas podem trabalhar em outros setores, inclusive com carteira assinada ou em novos concursos.
- Aposentadoria especial: Aposentados por tempo de serviço em atividades nocivas à saúde podem trabalhar, desde que a nova atividade não envolva agentes nocivos.
Leia também:
- Idosos acima dos 60 receberão bônus de R$ 266 do governo; entenda
- SUSPENSÃO dos descontos na aposentadoria por 180 DIAS? Entenda a decisão do INSS!
- Aposentadoria: veja 6 dicas para ganhar mais em 2024
Os advogados recomendam sempre que um especialista previdenciário seja consultado para garantir que o valor e a modalidade da aposentadoria sejam os melhores possíveis. O planejamento previdenciário é essencial para evitar erros e garantir o máximo benefício ao aposentado.
É de extrema importância conhecer bem os seus direitos e as possibilidades de cada tipo de aposentadoria, sendo sempre necessária a orientação especializada para tomar uma decisão mais vantajosa.
Aposentados: entendam o risco de se tornarem MEI
Aposentados que optam por se tornar Microempreendedores Individuais (MEI) podem enfrentar riscos significativos em relação aos seus benefícios.
Ao se registrar como MEI, a aposentadoria por invalidez ou especial pode ser cancelada, pois a atividade empreendedora indica capacidade de trabalho.
Além disso, a contribuição como MEI não aumenta o valor da aposentadoria já concedida e pode não garantir benefícios adicionais.
Para evitar surpresas, é essencial que aposentados considerem essas implicações antes de se formalizarem como MEI, avaliando se os benefícios do empreendedorismo superam os riscos potenciais de perder sua aposentadoria.