O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser adiantado pelos brasileiros que se enquadram nos critérios do banco.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ele consiste em um depósito mensal feito pelo empregador na conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal, equivalente a 8% do salário bruto.
Embora os recursos pertençam ao trabalhador, ele só pode ser sacado em situações específicas – sendo que uma delas é o saque-aniversário. Quem opta pela modalidade, pode solicitar a antecipação do Fundo de Garantia.
Como funciona a antecipação do FGTS pelo Banco do Brasil?
O Banco do Brasil (BB) anunciou uma nova modalidade de crédito, permitindo a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Esta iniciativa permite acesso a recursos antes da data de liberação tradicional do fundo.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário é uma modalidade de retirada de parte do saldo do FGTS uma vez por ano, no mês de aniversário do trabalhador.
Diferente do saque-rescisão, que permite retirar o valor total em caso de demissão sem justa causa, o saque-aniversário oferece uma parcela anual, mantendo o restante do saldo na conta vinculada ao FGTS.
Vale mencionar que ao optar pela modalidade, o brsaileiro perde o direito de sacar o valor integral do Fundo de Garantia, caso seja demitido por justa causa. Assim, ele só recebe a multa de 40%.
Como funciona a antecipação do saque-aniversário?
Com a nova linha de crédito do Banco do Brasil, os trabalhadores podem antecipar os valores do saque-aniversário.
Essa antecipação é realizada mediante a contratação de um empréstimo no valor equivalente ao saque que seria recebido na data de aniversário.
Para contratar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, o trabalhador deve seguir alguns passos simples:
- Aderir ao Saque-Aniversário: o trabalhador deve optar por essa modalidade no site ou aplicativo do FGTS (https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx).
- Acessar o Banco do Brasil: pelo aplicativo ou site do Banco do Brasil, o trabalhador pode solicitar a antecipação.
- Simulação e contratação: realizar uma simulação para conhecer as condições de pagamento e juros, e, se estiver de acordo, formalizar a contratação.
- Recebimento do valor: após a contratação, o valor é creditado na conta do trabalhador.
O que você deve considerar antes de optar pela modalidade de crédito
Ao antecipar parcelas, você diminui o valor total do FGTS a ser recebido no futuro, inclusive a multa rescisória de 40% em caso de demissão sem justa causa. Afinal, a multa será usada como garantia pelo banco.
Isso significa que você terá menos dinheiro disponível para situações importantes, como compra de casa, aposentadoria ou imprevistos.
Fui demitido, preciso pagar o empréstimo?
Sim! Independentemente se a demissão tenha sido por justa causa ou não, o trabalhador precisa arcar com o empréstimo do FGTS, caso encerre o contrato de trabalho. Dessa forma, evita ficar com restrições no CPF.
Por fim, vale lembrar que ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador deve ficar na modalidade por, ao menos, 2 anos, antes de voltar ao saque-rescisão.