Atenção MEI! Governo acaba de emitir COMUNICADO URGENTE para a categoria; veja
O MEI (Microempreendedor Individual) recebe uma ótima notícia do Governo Federal, após a criação de novo benefício. Confira todos detalhes.
O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado para formalizar trabalhadores autônomos em 2008. Atualmente, a categoria representa grande parte das empresas do país e tem um papel fundamental na economia.
Por essa razão, o Governo Federal criou o Programa Acredita. A iniciativa beneficia o MEI – e outras categorias – com crédito facilitado. Além do mais, possibilita a renegociação de dívidas com descontos.
Quando o Governo vai liberar o empréstimo para MEI? Confira todos os detalhes do Programa Acredita
O governo federal anunciou o lançamento de um novo programa de empréstimos para MEIs e microempresas, previsto para começar em julho. Este programa, parte da iniciativa Acredita, visa auxiliar pequenos empreendedores com linhas de crédito especiais e juros menores.
O que é o Programa Acredita?
O programa Acredita foi criado para oferecer suporte financeiro a diferentes públicos, incluindo usuários do Cadastro Único (CadÚnico) e empresas de pequeno porte.
Para MEIs e microempresas, o programa oferece o Procred 360, uma linha de crédito com taxas de juros reduzidas e condições favoráveis.
O principal objetivo do Acredita é proporcionar acesso a crédito com condições melhores do que as praticadas atualmente no mercado, ajudando os pequenos empreendedores a crescerem e se desenvolverem.
Além disso, o programa visa incentivar a renegociação de dívidas através do Desenrola Pequenos Negócios.
O empréstimo do MEI já foi liberado?
Vale mencionar que o novo empréstimo se chama ProCred 360 e é destinado ao MEI e microempresas (MEs). A previsão para que a linha de crédito seja liberada é entre o final de junho e início de julho.
Um ponto importante é que empresas lideradas por mulheres têm acesso a condições ainda mais vantajosas, podendo solicitar empréstimos maiores, de até 50% do faturamento do ano anterior, enquanto os demais casos têm um teto de 30%.
Como solicitar o ProCred 360?
O crédito deve ser solicitado diretamente nas instituições bancárias participantes, que serão divulgadas em breve. Assim, o MEI deverá reunir seus documentos para fazer o pedido e aguardar a resposta da análise de crédito.
Taxas de juros e prazos de pagamento
As taxas de juros do Procred 360 são fixadas em Selic + 5% ao ano, o que equivale a pouco mais de 1% ao mês. Esse índice é significativamente menor que as taxas de mercado atuais para este público.
Além disso, o programa oferece flexibilidade nos prazos de pagamento, permitindo que os empreendedores escolham o prazo que melhor se adapta às suas necessidades financeiras.
Por que é tão importante se cadastrar como microempreendedor?
Além das linhas de crédito exclusivas, ser MEI garante uma série de vantagens ao brasileiro. Em primeiro lugar, é possível ter acesso a uma carga tributária reduzida e simplificada.
A categoria também é protegida pela seguridade social. Ou seja, é possível receber os benefícios do INSS, caso se enquadrem nos critérios da autarquia federal.
Preciso pagar para me cadastrar como microempreendedor?
Não! O cadastro é feito de forma gratuita pelo Portal do Empreendedor no Gov.br – plataforma com todos os serviços do Governo Federal. No entanto, é necessário pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses.
O valor corresponde a 5% do salário mínimo mais impostos, que são de R$ 1 ou R$ 6. Através do DAS, o MEI já contribui para o INSS e paga seus tributos.
Acesse o Portal do Empreendedor: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor