O novo empréstimo do MEI tem a finalidade de fomentar ações de empreendedorismo no país, com a oferta de juros menores e pagamentos flexíveis. Entenda.
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria que permite a formalização de pequenos negócios de maneira simplificada.
Criado para incentivar o empreendedorismo, oferece diversas vantagens e possibilidades de crescimento, incluindo acesso a linhas de crédito específicas.
Recentemente, o Governo Federal anunciou mais uma linha de empréstimo para a categoria, que se caracteriza pelos juros reduzidos e condições vantajosas.
Quem pode fazer o novo empréstimo MEI, quais são os juros e outras coisas que você precisa saber
O MEI é uma categoria jurídica criada para formalizar trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores. Para se tornar um, é necessário faturar até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
O microempreendedor pode contratar até um empregado e deve estar enquadrado nas atividades permitidas pela legislação. Contudo, existem uma série de vantagens permitidas para a categoria.
Quais são os benefícios em se tornar microempreendedor?
Se formalizar traz diversas vantagens. Entre elas, destaca-se a possibilidade de emitir notas fiscais, o acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença, e a simplificação na abertura de contas bancárias e na obtenção de crédito.
Além disso, o MEI paga uma contribuição mensal reduzida, que inclui impostos como INSS, ISS e ICMS.
Como vai funcionar o novo empréstimo para o MEI?
Em abril deste ano, o Governo Federal anunciou o ProCred 360, linha de crédito exclusiva para o microempreendedor individual e a microempresa (ME). O empréstimo conta com juros de 5% ao ano, mais a Selic, além de prazos de pagamento flexíveis.
Contudo, até o momento de publicação desta matéria, a nova linha de crédito ainda não está disponível. Ela deve ser liberada ainda neste mês, conforme previsões do Governo.
Confira outras formas de empréstimos
O empréstimo para microempreendedores individuais pode ser utilizado para diversas finalidades, como investimento em equipamentos, capital de giro, expansão do negócio ou pagamento de dívidas.
Para solicitar um empréstimo, o empreendedor deve apresentar documentos pessoais, comprovante de inscrição e informações financeiras do negócio. As condições, como taxas de juros e prazos de pagamento, variam conforme a instituição financeira e o tipo de empréstimo.
Quais são os tipos de empréstimos para microempreendedores individuais?
Existem diferentes tipos de empréstimos disponíveis para MEI, cada um com características específicas:
- Microcrédito: destinado a pequenos empreendedores, oferece valores reduzidos com condições facilitadas. É ideal para quem precisa de um impulso inicial ou de capital de giro.
- Empréstimo com garantia: requer a apresentação de garantias reais, como imóveis ou veículos. Geralmente, oferece taxas de juros mais baixas devido ao menor risco para a instituição financeira.
- Antecipação de recebíveis: permite antecipar valores a receber de vendas futuras, como cheques pré-datados ou vendas a prazo no cartão de crédito. É uma opção rápida para obter capital imediato.
O que é Pronampe?
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma iniciativa do governo federal para apoiar pequenos negócios.
Ele oferece linhas de crédito com condições especiais, como taxas de juros reduzidas (6% ao ano mais a Selic) e prazos mais longos para pagamento.
O Pronampe é uma excelente oportunidade para o MEI que busca investir no crescimento do seu negócio com condições vantajosas. O crédito pode ser solicitado na Caixa ou Banco do Brasil.