Em virtude da crise enfrentada pelas lojas Americanas, o Ame Digital pode passar por mudanças drásticas. Entenda as novas regras.
A Americanas atravessou uma crise financeira profunda em 2023, marcada por inconsistências contábeis que vieram à tona, resultando em um rombo bilionário nas finanças da empresa. O impacto foi severo, com uma queda abrupta no valor de mercado.
A empresa adotou uma série de medidas para reduzir custos e reestruturar suas operações, buscando se adaptar a um cenário econômico desfavorável e a uma concorrência cada vez mais acirrada no varejo. Entre as mudanças, está a nova versão do Ame Digital.
Originalmente, o app atuava como uma fintech independente, que oferecia uma série de benefícios aos seus clientes, como o cashback. No entanto, a partir de 2024, o aplicativo vai ganhar uma nova roupagem, se transformando no programa de fidelidade da empresa.
Ame Digital: confira todas as mudanças anunciadas pela Americanas
A Americanas anunciou o encerramento da conta Ame Digital, pegando de surpresa os usuários que ainda possuem saldo na plataforma.
Até o dia 2 de novembro, os clientes poderão utilizar o valor para compras nas lojas físicas da rede ou transferir os recursos para outras instituições financeiras. Após essa data, o saldo não resgatado deverá ser retirado pelo Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central.
Ame Digital vai se transformar em programa de fidelidade da Americanas
Com o encerramento, a Ame Digital deixará de operar como uma conta de pagamento digital e plataforma autônoma de serviços financeiros.
A empresa anunciou a transformação da Ame em um Programa de Fidelidade, que terá como foco o acúmulo de pontos e troca por produtos.
Esse movimento faz parte da reestruturação da Americanas, visando maior agilidade operacional e concentração de esforços na fidelização de clientes.
Nova estratégia para o engajamento de clientes
As contas da Ame Digital sem saldo já estão sendo encerradas, sem possibilidade de reativação, desde que a Americanas bloqueou novos depósitos na plataforma.
A primeira fase do novo Programa de Fidelidade está prevista para ser lançada ainda neste semestre. A estratégia reflete o plano de transformação da companhia, que passou por um processo de recuperação judicial em 2023.
Como será a nova versão do app?
O Vice-Presidente de Clientes da Americanas, Tiago Abate, destacou que a nova Ame será uma ferramenta essencial para engajar clientes dentro do ecossistema da marca.
Com a mudança, a empresa busca alinhar todas as frentes do negócio com o objetivo de fortalecer a aquisição e fidelização de clientes através de parcerias com instituições financeiras e seguradoras.
Veja também: Última chamada do Banco Central para a consulta de DINHEIRO esquecido; confira hoje
O que são aplicativos de cashback?
Os aplicativos de cashback têm ganhado popularidade como uma forma prática de economizar em compras do dia a dia. Esses apps funcionam devolvendo ao consumidor uma parte do valor gasto em lojas parceiras, seja em compras online ou físicas.
O montante acumulado pode ser resgatado em dinheiro, usado para novas compras ou transferido para contas bancárias. Além do Ame Digital, da Americanas, existem outras opções disponíveis.
Quais são os principais apps de cashback?
A seguir, é possível conferir uma lista completa com os principais aplicativos de cashback disponíveis no mercado:
- Ame Digital (https://www.amedigital.com);
- Méliuz (https://www.meliuz.com.br);
- Inter (https://www.bancointer.com.br);
- PicPay (https://www.picpay.com);
- Cuponomia (https://www.cuponomia.com.br).
Veja também: PicPay libera CASHBACK para os clientes em agosto