O Banco Central divulgou uma lista com os bancos que se destacaram com maior incidência de reclamações entre os meses de janeiro e março de 2024.
O Banco Central do Brasil (BCB) é uma instituição crucial para a estabilidade e o desenvolvimento econômico do país. O órgão público é responsável por formular e implementar a política monetária e garantir a estabilidade financeira do país.
Além disso, o BC também atua como agente fiscalizador dos bancos brasileiros, públicos e privados, e ajuda consumidores que se sentirem lesados por alguma instituição financeira. Com base nisso, todo trimestre, o órgão divulga uma lista com os bancos que tiveram grande destaque com altos números de reclamações.
Nesta listagem, você encontrará muitos dos principais bancos brasileiros e provavelmente, um deles possa ser o que você tem relação bancária. Confira!
Banco Central divulga lista com os piores bancos: veja os índices de reclamações
O Banco Central do Brasil divulgou o Ranking de Reclamações referente ao primeiro trimestre de 2024 o qual foi liderado pelo conglomerado Inter, com índice de reclamações de 24,06. Em segundo lugar, está o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan, com índice de 22,25 e para completar o pódio, o Pagbank-Pagseguro, na terceira posição, com índice de 21,65.
Em seguida, vem o Bradesco, Santander e C6 Bank. Ainda no top 10, estão o Votorantim, Caixa Itaú e Neon. O Nubank aparece na 11ª posição e o Banco do Brasil, na 14ª. A lista completa pode ser acessada pelo site do BC (https://www.bcb.gov.br/).
Vale destacar que os principais bancos do Brasil (Itaú, Nubank, Caixa, Bradesco, Santander e BB) estão no top 15 de reclamações.
Lista do BC revela quais são as principais reclamações
De acordo com o Banco Central, as principais queixas dos consumidores têm relação com irregularidades no cartão de crédito.
Contudo, o ranking não se limitou somente a informar quais instituições receberam mais reclamações referente ao cartão de crédito ou contas mas também identificou as administradoras de consórcios com maior número de reclamações, sendo as seguintes:
- Reserva Administradora de Consórcio LTDA;
- Cooperativa Mista Roma;
- Simpala Lançadora e Administradora de Consórcio LTDA.
Como registrar uma queixa no site do BC?
É algo bem comum encontrarmos brasileiros que possuem problemas com as instituições financeiras e acabam não realizando reclamações junto ao Banco Central. Contudo, ao agirem assim fazem com que aquelas não sejam notificadas para melhorarem seus atendimentos.
Portanto, se você teve problema com algum banco e deseja registrar uma queixa no Banco Central, basta acessar a página da instituição por este link: https://www.bcb.gov.br/. Para registrar a sua reclamação é preciso prestar todas as informações solicitadas.
Contudo, não é obrigatória a abertura de reclamação junto ao Banco Central mas é recomendado tentar resolver administrativamente para então, ajuizar ação judicial pertinente, caso haja necessidade.