FinançasNotícias

Atenção! Banco do Brasil faz ALERTA para novo GOLPE do cartão de crédito; veja como se proteger

Clientes do Banco do Brasil relatam fraudes envolvendo o cartão de crédito e estatal se pronuncia. Veja como se proteger.

O Banco do Brasil (BB) é uma das instituições financeiras mais tradicionais e importantes do Brasil. Fundado em 1808 por Dom João VI, é o banco mais velho do país e uma das mais antigas instituições financeiras do mundo. 

Por conta disso, o BB conta com grande credibilidade entre os brasileiros. Alguns criminosos se aproveitam da imagem da instituição para aplicarem golpes. A estatal se pronunciou sobre o tema. 

Atenção! Banco do Brasil faz ALERTA para novo GOLPE do cartão de crédito; veja como se proteger
Veja como se proteger do golpe do Banco do Brasil – Foto: Jeane de Oliveira

Banco do Brasil se pronuncia sobre os golpes envolvendo o nome da instituição; veja como se proteger

Infelizmente, os golpes bancários são cada vez mais comuns, e o Banco do Brasil não é exceção. Criminosos estão constantemente inventando novas maneiras de enganar os clientes e roubar seus dados e dinheiro.

Na verdade, esse problema não afeta apenas o BB. Os golpistas usam o nome de todas as instituições financeiras famosas para enganar as vítimas. Eles se passam pelas empresas e induzem a população a enviar dados importantes, como números bancários, códigos do cartão, etc. 

Por essa razão, o Banco do Brasil divulgou uma ação educativa para que seus clientes aprendam a se proteger de golpes na internet. Confira os principais. 

Phishing

O phishing é uma técnica em que os golpistas enviam e-mails, mensagens ou links falsos, fingindo ser uma entidade confiável (como bancos, empresas ou até mesmo amigos) para roubar informações pessoais, como senhas e números de cartões de crédito.

Geralmente, apresentam uma promoção imperdível, como descontos exorbitantes, distribuição de prêmios, entre outros. 

Então, sempre desconfie de e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos ou com endereços suspeitos. Para se proteger, passe o cursor sobre o link para ver o URL real antes de clicar.

Golpes de compras online

Golpistas criam sites de compras falsos ou listagens fraudulentas em sites legítimos para roubar dinheiro ou informações financeiras dos compradores. Por isso, sempre prefira sites conhecidos e verifique a reputação do vendedor.

Golpes de suporte técnico

Golpistas se passam por técnicos de suporte de empresas renomadas, como o Banco do Brasil,  e entram em contato por telefone, e-mail ou pop-ups para obter acesso remoto ao seu computador e roubar informações.

Sempre desconfie de contatos não solicitados. Empresas legítimas raramente irão tomar a iniciativa, sem que o cliente abra um chamado. Além do mais, nunca forneça acesso remoto. Não permita que estranhos acessem seu computador.

Fui vítima de um golpe, e agora?

Ser vítima de um golpe bancário é uma situação muito chata e preocupante, mas é importante manter a calma e agir rapidamente para minimizar seus danos e aumentar suas chances de recuperar o dinheiro.

Caso isso ocorra, ligue para a central de atendimento do Banco do Brasil. Informe que você foi vítima de um golpe e forneça o máximo de detalhes possível. 

Descreva o que aconteceu, quando aconteceu, quais valores foram envolvidos e quais informações pessoais ou bancárias você forneceu aos golpistas. Se precisar, solicite o bloqueio do seu cartão. Isso impedirá que os golpistas façam mais compras ou transações fraudulentas.

Por fim, registre uma reclamação formal. O Banco do Brasil irá analisar o seu caso e te dará um número de protocolo para acompanhar o andamento da investigação.

Qual é o número de telefone do Banco do Brasil?

O Banco do Brasil oferece diversos canais de atendimento para te auxiliar, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O número na Central de Atendimento das capitais e regiões metropolitanas é 4004 0001. Nas demais localidades é 0800 729 0001.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) pode ser acionado por este número: 0800 729 0722.

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo