Banco do Brasil ANTECIPA o FGTS destes trabalhadores; veja os critérios
A antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito que permite o resgate de até cinco parcelas do saque-aniversário de forma antecipada. Entenda.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos trabalhistas no Brasil. Criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, ele é formado por depósitos mensais feitos pelos empregadores em contas abertas na Caixa.
Estes depósitos correspondem a 8% do salário de cada funcionário. Além de ser uma segurança financeira em caso de demissão, o valor pode ser utilizado em situações específicas, como compra da casa própria, tratamento de doenças graves e aposentadoria.
Os brasileiros também podem solicitar a antecipação do Fundo de Garantia. Trata-se de uma modalidade de crédito oferecida por muitos bancos.
Entenda como funciona antecipação do FGTS pelo Banco do Brasil
Para quem precisa de dinheiro com urgência, o Banco do Brasil oferece a opção de antecipar até cinco parcelas do Saque-Aniversário do Fundo de Garantia. Conforme já mencionado, é uma modalidade de empréstimo em que o FGTS é usado como garantia.
Como funciona o saque-aniversário?
Ele permite ao trabalhador retirar parte do saldo de sua conta do Fundo de Garantia anualmente, no mês de seu aniversário.
A adesão a essa modalidade é opcional. A partir do momento em que é escolhida, ela impede o saque total em caso de demissão sem justa causa. O trabalhador fica, apenas, com o saque da multa rescisória de 40%.
Como funciona a antecipação do FGTS?
A antecipação é uma opção para trabalhadores que desejam obter o valor do Fundo de Garantia antes da data de seu aniversário. Diversas instituições financeiras, incluindo a Caixa Econômica Federal, oferecem essa modalidade.
Nesse empréstimo, o valor é descontado diretamente das próximas parcelas do saque-aniversário, sem impactar no limite de crédito do trabalhador.
As taxas de juros variam entre as instituições, mas geralmente são menores em comparação a outros tipos de empréstimo, devido à garantia de pagamento. Para solicitar antecipação, é necessário ter solicitado o saque-aniversário.
Como funciona a antecipação do Fundo de Garantia no Banco do Brasil?
Não é necessário ter conta no Banco do Brasil para antecipar o Fundo de Garantia. É possível solicitar até sete ciclos do fundo, com taxas de juros de 1,33% ao mês.
Para solicitar o crédito, acesse o aplicativo ou site do banco: https://www.bb.com.br/
Importante
A antecipação do Saque-Aniversário do FGTS no Banco do Brasil pode ser uma boa opção para quem precisa de dinheiro com urgência e tem saldo disponível no fundo.
No entanto, é importante que o trabalhador analise suas necessidades financeiras e avalie as vantagens e desvantagens dessa modalidade antes de solicitar a antecipação.
Lembre-se que em caso de demissão, com ou sem justa causa, o trabalhador precisará arcar com o valor do empréstimo e o saque-aniversário não libera o resgate do Fundo de Garantia.
Ou seja, em caso de demissão sem justa causa, a multa de 40% será usada como garantia para pagar a antecipação do FGTS.
Quais bancos oferecem o serviço?
Além do Banco do Brasil, outros bancos oferecem a antecipação do FGTS. Conforme já mencionado, a própria Caixa tem essa linha de crédito, com juros de 1,79% ao mês. Confira outras opções:
- Bradesco: 1,48% ao mês;
- Itaú: 1,59% ao mês;
- PicPay: 1,29% ao mês.
Lembre-se que cada banco possui suas próprias condições para aprovar a antecipação. Para mais informações, acesse os canais oficiais da sua instituição financeira.