ConsórcioNotícias

Banco do Brasil faz ANÚNCIO importante a todos os clientes que contrataram consórcio; veja

O Banco do Brasil se manifestou sobre novas possibilidades de contratar um consórcio. Entenda quais são as regras da modalidade.

O Banco do Brasil é o queridinho de muitas pessoas quando o assunto é consórcio – modalidade financeira tipicamente brasileira. Recentemente, a estatal divulgou uma grande novidade em relação a essa modalidade de crédito. Confira o que muda lendo esta matéria. 

Banco do Brasil faz ANÚNCIO importante a todos os clientes que contrataram consórcio; veja
Banco do Brasil se manifesta sobre consórcio – Foto: Jeane de Oliveira

Banco do Brasil coloca consórcios no open finance através de iniciador de pagamento

O Banco do Brasil (BB) anunciou uma nova funcionalidade que permite a contratação de consórcios via Open Finance. Essa inovação representa um avanço significativo no setor, facilitando o acesso dos clientes a serviços financeiros integrados e ágeis.

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra colaborativa, onde um grupo de pessoas se une para adquirir bens ou serviços de forma planejada e sem juros.

O que é Open Finance?

Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, é um modelo que permite o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Na prática, isso significa que você, como cliente, pode conceder autorização para que suas informações financeiras sejam compartilhadas entre bancos, fintechs e outras instituições participantes do Open Finance.

Como contratar o consórcio do Banco do Brasil via Open Finance?

A novidade permite que os clientes do Banco do Brasil contratem consórcios e realizem o pagamento da primeira parcela utilizando contas em outras instituições financeiras. Essa operação é viabilizada pelo BB Pay, um produto desenvolvido a partir da Iniciação de Pagamentos. Com essa funcionalidade, a estatal se torna pioneira na implementação dessa solução para consórcios no país.

Na prática, o BB Pay conecta a estrutura do Open Finance com os sistemas de pagamento da BB Consórcios, subsidiária do banco e líder no setor. Em outubro, a BB Consórcios administrava uma carteira de mais de R$ 116 bilhões. A nova modalidade busca priorizar agilidade e segurança no autoatendimento, oferecendo mais comodidade aos clientes.

Vantagens 

A principal vantagem dessa integração é a facilidade de pagamento. Com a possibilidade de pagar a primeira parcela do consórcio utilizando o Open Finance, os clientes têm mais flexibilidade e segurança. Segundo Pablo Favoretto, diretor executivo da BB Consórcios, a medida amplia as funcionalidades dos consórcios, tornando o processo mais eficiente.

Cultura do Open Finance no BB

Rodrigo Vasconcelos, diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil, destacou que o banco tem se empenhado em difundir a cultura do Open Finance em todo o conglomerado. O objetivo é se tornar referência no mercado pela inovação e pela multiplicidade de aplicações. As soluções inéditas oferecidas pelo banco têm sido bem recebidas pelos clientes e pelo mercado.

Para contratar o consórcio, acesse o site do Banco do Brasil

O que você precisa saber antes de contratar um consórcio

Embora o consórcio do Banco do Brasil, ou de qualquer banco, não cobre taxas de juros, existem alguns pontos que o brasileito deve considerar antes de optar pela modalidade. Em primeiro lugar, pode levar vários anos para ser contemplado em um consórcio, principalmente se você não fizer lances.

Além do mais, caso você desista do consórcio antes da contemplação, terá que pagar multa e perderá parte do valor já investido. Outro ponto é que é importante ter disciplina financeira para pagar as parcelas mensais em dia. Por fim, além das parcelas mensais, existem algumas taxas adicionais, como taxa de adesão e taxa de administração.

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Related Articles

Back to top button