O Pix parcelado é uma nova modalidade de crédito que une o pix com o cartão de crédito. Veja como ela funciona.
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, lançado em novembro de 2020. Ele revolucionou a maneira como as transações financeiras são realizadas no país.
Com o objetivo de proporcionar maior rapidez, eficiência e acessibilidade, se tornou um dos métodos de pagamento mais populares entre os brasileiros, facilitando desde transferências entre pessoas até pagamentos de compras e serviços.
Em contrapartida, o cartão de crédito é uma ferramenta que possibilita o pagamento de compras e serviços, mesmo sem saldo na conta. Ele também oferece a possibilidade de parcelar as compras. Atualmente, muitos bancos uniram os dois e criaram o Pix parcelado.
O que é Pix parcelado e quais bancos oferecem a possibilidade?
O Pix parcelado é uma modalidade de pagamento que permite transferir dinheiro ou realizar pagamentos via Pix e parcelar o valor no cartão de crédito. Embora a modalidade ainda não seja regulamentada pelo Banco Central, muitas instituições financeiras já oferecem.
A novidade começou disponível, apenas, em algumas fintechs. Atualmente, vários bancos digitais e bancos tradicionais já contam com a forma de pagamento. Confira a lista com as principais instituições.
- Banco do Brasil;
- Itaú Unibanco;
- Bradesco;
- Santander;
- Nubank;
- Inter;
- RecargaPay;
- PagSeguro.
Quais são as regras do Pix parcelado?
Como ainda não existe uma regulamentação do Banco Central, cada instituição financeira define as taxas de juros e o número de prestações. Geralmente, o pix parcelado está atrelado ao cartão de crédito, mas as regras podem variar.
Vale mencionar que assim como o cartão, os bancos não são obrigados a fornecer a modalidade. Para obtê-la, o cliente passa por uma análise de crédito. Portanto, se recomenda ter um score alto.
Como ativar a modalidade no seu internet banking?
Abra o aplicativo do seu banco ou fintech, selecione a opção de “Pix parcelado” ou “Pagar com Pix” e informe os dados do Pix do destinatário. Caso prefira, digite o nome da opção na ferramenta de busca de seu banco.
Em seguida, insira o valor total da compra e escolha quantas vezes você deseja parcelar o pagamento. O próximo passo é escolher o cartão de crédito que você deseja utilizar para o pagamento parcelado.
Por fim, revise as informações e confirme a transação. O valor total da compra será debitado do seu cartão de crédito na fatura seguinte, já dividido em parcelas.
Importante
Vale salientar que cada instituição financeira tem a sua própria regra do Pix parcelado. As informações desta matéria tratam do tema de forma geral. Para saber mais detalhes, acesse os canais oficiais do seu banco ou entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).