Beneficiários do INSS já podem solicitar CONSIGNADO com taxas de juros MENORES; veja como
Os beneficiários do INSS podem solicitar novo empréstimo consignado com uma redução nas taxas de juros. Confira as condições do empréstimo.
O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito bastante popular entre aposentados e pensionistas. Este tipo de empréstimo oferece diversas vantagens, como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento alongados.
Neste ano, o Governo Federal anunciou mudanças na modalidade de empréstimo, reduzindo as taxas de juros. As alterações beneficiam, principalmente, os consumidores.
Beneficiários do INSS podem solicitar consignado com redução nas taxas de juros
O empréstimo consignado do INSS é um tipo de crédito pessoal destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Uma das principais características desse empréstimo é que as parcelas são descontadas diretamente do benefício do solicitante, o que reduz o risco de inadimplência para os bancos. E, consequentemente, permite a oferta de condições mais favoráveis.
Vale mencionar que além dos aposentados e pensionistas, servidores públicos (ativos e inativos) e trabalhadores CLT podem solicitar o consignado. No entanto, a redução dos juros é válida, apenas, para quem recebe benefícios do Instituto do Seguro Social.
Quais são as novas taxas de juros do consignado do INSS?
As novas taxas do consignado INSS, que entraram em vigor em maio de 2024, apresentam uma redução na taxa máxima de juros para empréstimos pessoais, passando de 1,72% para 1,68% ao mês.
Já a taxa para crédito consignado via cartão, tanto de crédito quanto de benefício, permanece em 2,49% ao mês.
Vale mencionar que aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer até 45% da sua renda mensal com empréstimos consignados, sendo 35% para empréstimos pessoais e 10% para crédito consignado via cartão. Por fim, o prazo máximo para pagamento de empréstimos consignados é de 84 meses.
Por que essa modalidade de crédito é tão popular?
Por conta da garantia de pagamento, as taxas de juros do empréstimo consignado do INSS são significativamente mais baixas em comparação a outras modalidades de crédito pessoal.
Além do mais, o consignado do INSS oferece prazos de pagamento mais longos. Isso permite que o tomador do empréstimo tenha parcelas mais baixas e, portanto, mais acessíveis dentro de seu orçamento.
Por fim, a análise de crédito para o consignado é mais simples e rápida, já que o risco de inadimplência é menor.
O que você deve considerar antes de optar pela modalidade?
A principal desvantagem do consignado é o comprometimento do orçamento familiar. Como o desconto é automático, não existe a possibilidade do beneficiário do INSS não pagar pelo empréstimo, caso precise do dinheiro por conta de uma situação emergencial.
Na prática, o valor do seu benefício diminui. Além do mais, é importante alertar para as taxas de juros. Por mais que sejam menores do que outras modalidades, ainda são consideradas altas.
Afinal de contas, o beneficiário vai ficar anos pagando pelo empréstimo. Caso ele some todos os juros, no final do contrato, verá que pagou um valor alto para o banco.