Brasileiros com estes CPF podem antecipar o FGTS! O seu está na lista ?
A antecipação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma linha de crédito destinada aos trabalhadores da CLT. Veja quem pode solicitar.
A antecipação do FGTS é uma solução financeira cada vez mais buscada pelos brasileiros. Com a possibilidade de acessar recursos do Fundo de Garantia de maneira rápida e eficaz, muitos encontram nessa alternativa uma forma de resolver emergências ou investir em projetos pessoais.
Libere seu FGTS hoje! Saiba quais os requisitos para antecipar
A antecipação é uma linha de crédito, onde o saldo futuro do FGTS é utilizado como garantia para a liberação do dinheiro. Muitas instituições financeiras oferecem essa modalidade, com prazos e condições variáveis. Antes de tratar do empréstimo em sim, é necessário explicar mais detalhes do Fundo de Garantia.
Quem pode receber o Fundo de Garantia?
Todos os brasileiros contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) podem receber o FGTS, que é financiado com recursos do empregador. O valor do fundo corresponde a 8% do salário do trabalhador e deve ser depositado todos os meses.
Por mais que o dinheiro pertença ao trabalhador, a Caixa Econômica Federal libera o saque em situações específicas. Por essa razão, alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipação. Ou seja, um empréstimo que usa o FGTS como garantia.
Quem pode antecipar o FGTS?
De forma geral, todos os brasileiros que têm um saldo positivo no FGTS podem contratar a linha de crédito, desde que sejam maiores de idade. No entanto, cada instituição financeira possui as suas próprias regras para liberar o empréstimo. Além do mais, o cliente passa por uma análise prévia antes de ter o crédito aprovado.
A solicitação é simples. O trabalhador deve procurar uma instituição financeira que ofereça esse serviço e apresentar os documentos necessários, como RG, CPF e comprovante de residência. Após a análise da documentação e do saldo disponível, o banco libera o valor solicitado, que será descontado das futuras parcelas do FGTS.
Vale destacar que para liberar a linha de crédito, o brasileiro precisa ter optado pelo saque-aniversário. Além do mais, existem outras modalidades de crédito utilizando o Fundo de Garantia, como por exemplo, quando o trabalhador opta por amortizar parcelas de um financiamento imobiliário. As taxas de juros variam de acordo com a instituição.
Como escolher a melhor opção de antecipação?
Para escolher a melhor opção de antecipação do FGTS, é essencial pesquisar diferentes instituições financeiras e comparar as condições oferecidas. Avalie as taxas de juros, o prazo de pagamento e a reputação do banco. Utilize simuladores online para ter uma ideia clara dos custos envolvidos e das parcelas mensais.
O que acontece se eu antecipar o Fundo de Garantia e quiser voltar ao saque-rescisão?
O brasileiro precisará quitar o seu empréstimo com o banco para voltar ao saque-rescisão. Além do mais, só é possível voltar ao saque-rescisão do FGTS se a pessoa ficar por, ao menos, dois anos no saque-aniversário.
O que acontece se eu antecipar o FGTS e for demitido?
O trabalhador que antecipou o FGTS e foi demitido, deverá continuar a pagar as parcelas do empréstimo ao banco. Caso não seja possível, deverá entrar em contato com a instituição financeira para fazer um acordo. Vale destacar que a multa de 40% sobre o valor total do Fundo de Garantia pode ser usada para quitar o empréstimo – caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.
Consulte o saldo do seu FGTS por este link: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx