Caixa anuncia ANTECIPAÇÃO do FGTS para estes trabalhadores; veja a lista
A Caixa Econômica Federal anunciou a antecipação do FGTS para os brasileiros que atendem aos critérios de elegibilidade. Veja como sacar.
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito de todos os trabalhadores contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Ele é mantido pelo empregador, que deposita, todos os meses, 8% do salário do colaborador no fundo.
Por mais que os recursos pertençam ao trabalhador, ele só pode movimentar o fundo em situações específicas, autorizadas pela Caixa. A estatal anunciou que alguns trabalhadores poderão antecipar o resgate do FGTS.
Caixa libera resgate antecipado do FGTS para estes trabalhadores; veja a lista
O saque-aniversário do é uma modalidade que permite ao trabalhador retirar parte do saldo da sua conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. A Caixa Econômica Federal oferece a possibilidade de antecipar esses valores, proporcionando um alívio financeiro.
O que é a antecipação do saque-aniversário FGTS?
A antecipação do saque-aniversário do FGTS é um tipo de empréstimo oferecido pela Caixa Econômica Federal. Nessa modalidade, o trabalhador pode antecipar até cinco parcelas anuais do saque-aniversário.
Esse crédito é garantido pelo saldo da conta do FGTS, o que facilita a concessão do empréstimo e reduz as taxas de juros. Além da Caixa, outros bancos oferecem a modalidade.
Quem pode antecipar o FGTS pela Caixa?
Todos os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e possuem saldo no FGTS podem solicitar a antecipação. É importante que o trabalhador não esteja com o CPF negativado, pois isso pode influenciar na aprovação do crédito.
Este é o passo a passo para solicitar:
- Primeiro, o trabalhador deve optar pelo saque-aniversário. Isso pode ser feito pelo aplicativo FGTS, no site da Caixa ou nas agências.
- No aplicativo da Caixa, é possível simular o valor que pode ser antecipado, verificando as condições do empréstimo, como taxas de juros e prazos.
- Após a simulação, o trabalhador pode solicitar o empréstimo diretamente pelo aplicativo ou na agência da Caixa. É necessário autorizar a Caixa a acessar o saldo do FGTS para fins de garantia do empréstimo.
- Com a aprovação, o valor antecipado é creditado na conta do trabalhador. As parcelas do saque-aniversário são utilizadas para pagar o empréstimo nos anos subsequentes.
Quais são as condições do empréstimo?
A Caixa permite a antecipação de até cinco parcelas anuais do saque-aniversário. Em relação às taxas, a estatal cobra juros menores do que o praticado no mercado, que podem variar de acordo com o cliente.
Vale a pena solicitar a antecipação do FGTS? Entenda os riscos
Conforme já mencionado, o trabalhador precisa aderir ao saque-aniversário para ter acesso ao empréstimo. Então, ele abre mão do saque integral do fundo no caso de demissão sem justa causa. Ele recebe, apenas, a multa de 40%, que será usada como garantia pela Caixa.
O que acontece se o trabalhador for demitido e antecipou o FGTS?
Se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele irá resgatar a multa de 40%, que poderá ser usada para pagar o empréstimo. Vale destacar que mesmo após a demissão, ele ainda deverá arcar com as prestações do acordo com a Caixa. Caso contrário, poderá ter o CPF negativado.