FinanciamentoNotícias

Caixa LIBERA FGTS para financiamento imobiliário; veja quais trabalhadores podem usar

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores brasileiros podem usar o FGTS para financiar um imóvel. Saiba mais.

Sair do aluguel é o sonho de muita gente, mas não é fácil. Em primeiro lugar, o valor das entradas dos imóveis pode pesar no bolso dos brasileiros. Além do mais, a prestação do imóvel costuma ser muito cara.

A boa notícia é que trabalhadores da iniciativa privada podem usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para a compra da casa própria.

Caixa LIBERA FGTS para financiamento imobiliário; veja quais trabalhos podem usar
Veja como usar o FGTS para comprar casa – Foto: Jeane de Oliveira

Caixa libera FGTS para a compra de imóvel; veja quem tem direito

O FGTS é uma das principais ferramentas de apoio financeiro para os trabalhadores brasileiros. Além de servir como uma reserva de emergência em casos de demissão sem justa causa, também pode ser utilizado para a compra da casa própria. 

Como usar o FGTS para a compra de imóveis?

O fundo de garantia pode ser utilizado de diversas formas para a compra de imóveis residenciais. 

O trabalhador pode utilizar o saldo para dar entrada na compra de um imóvel, amortizar ou liquidar o saldo devedor de um financiamento imobiliário, ou ainda pagar parte das prestações de um financiamento. 

Quem pode usar o Fundo de Garantia para compra de um imóvel?

Para fazer uso do FGTS, é necessário atender a alguns requisitos básicos, tanto do imóvel quanto do próprio trabalhador.O imóvel deve estar localizado no Brasil, ser residencial urbano, e não pode ter sido objeto de utilização do fundo nos últimos três anos. 

Além disso, o valor do imóvel deve estar dentro deve ser de até R$ 1,5 milhões. Já o trabalhador precisa ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime da CLT e não pode ser proprietário de outro imóvel residencial urbano na mesma cidade onde pretende comprar a nova casa.

Por fim, ele não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do país.

Quais os documentos necessários?

Para utilizar o FGTS, o trabalhador deve apresentar uma série de documentos que comprovem sua elegibilidade e a conformidade do imóvel com as exigências. 

Isso inclui documentos pessoais, como RG e CPF, além da Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de estado civil e extrato atualizado do Fundo de Garantia. 

O imóvel deve ter sua documentação regularizada, incluindo matrícula atualizada, certidão negativa de débitos municipais e laudo de avaliação do imóvel.

Como usar o Fundo de Garantia para a compra de imóvel?

É necessário uma solicitação, que pode ser feita junto à instituição financeira responsável pelo financiamento imobiliário ou diretamente à Caixa Econômica Federal, que é a administradora do FGTS. 

O processo de análise pode levar algumas semanas, durante as quais a instituição verificará se todas as condições foram atendidas. Uma vez aprovado, o valor  é liberado e utilizado conforme a finalidade solicitada: entrada, amortização, liquidação ou pagamento de prestações.

Para mais informações, acesse o aplicativo do Fundo de Garantia: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo