Caixa é o PRIMEIRO banco a liberar o empréstimo do MEI; veja como pedir
A Caixa Econômica Federal afirma que o empréstimo do MEI, o ProCred 360, fica disponível a partir deste mês. Confira as regras.
A espera finalmente acabou e o MEI já pode solicitar o novo empréstimo anunciado pelo governo em abril. O ProCred 360 foi criado para auxiliar micro e pequenas empresas com linhas de crédito exclusivas.
No entanto, houve uma grande demora de adesão do novo empréstimo por parte dos bancos, o que causou muitas dúvidas entre os microempreendedores individuais e proprietários de microempresas (ME).
A Caixa Econômica Federal anunciou que vai liberar a linha de crédito a partir desta quinta-feira (1 de agosto). Muitos acreditam que a estatal é o primeiro banco a aderir ao programa, mas outra instituição financeira já o oferece desde meados de julho.
Caixa libera novo empréstimo MEI; confira as condições do ProCred 360
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria empresarial que permite a formalização de pequenos negócios com receita bruta anual limitada.
Essa modalidade é ideal para trabalhadores autônomos que desejam regularizar suas atividades e obter benefícios como acesso a crédito e direitos trabalhistas.
Mesmo com um negócio pequeno, o empreendedor pode enfrentar situações que exigem capital adicional. Seja para comprar insumos, investir em marketing ou cobrir despesas inesperadas, o acesso a crédito é fundamental.
O empréstimo pode ser uma solução rápida para manter seu negócio em funcionamento e sustentável. Por essa razão, a Caixa anunciou a adesão ao ProCred.
Caixa vai aderir ao empréstimo do MEI; veja como pedir
De acordo com a estatal, a solicitação poderá ser feita em uma agência ou no próprio site da instituição. O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmaram que a Caixa deve disponibilizar o crédito no dia 1 de agosto.
No entanto, até o momento de publicação desta notícia, ainda não há nenhuma menção ao novo empréstimo no site da instituição.
Por que o ProCred demorou tanto para sair do papel?
O ProCred 360 foi criado pelo Governo Federal e deveria ficar disponível em junho. Contudo, a modalidade demorou cerca de dois meses para ser liberada pelos bancos. A primeira instituição que liberou o valor foi o Banco do Brasil.
Contudo, isso não foi muito divulgado, o que gerou muitas dúvidas entre os MEIs. Agora, o governo anunciou que a Caixa vai liberar o crédito neste dia 1. Vale mencionar que Haddad afirmou que o Itaú também vai participar do ProCred 360.
Segundo o economista, a demora para a liberação se deve ao fato dos bancos estarem aperfeiçoando o sistema do empréstimo. A expectativa é de que novas instituições anunciem a adesão ao ProCred 360 em breve.
Como o ProCred 360 funciona?
De acordo com Márcio França, os juros serão menores do que o Pronampe. A expectativa é de que sejam de, no máximo, 5% ao ano mais a Selic. Contudo, as condições de pagamento variam para cada instituição.
No Banco do Brasil, por exemplo, poderá ser pago em até 72 meses. Ainda não há mais detalhes das condições oferecidas pela Caixa.
Quais são os principais tipos de empréstimos MEI?
Os MEIs podem acessar diferentes tipos de empréstimos, entre eles:
- Antecipação de recebíveis: permite receber antecipadamente valores de vendas a prazo;
- Cartão PJ: um cartão de crédito voltado para pessoas jurídicas, facilitando compras e pagamentos;
- Empréstimo com garantia: com a apresentação de um bem como garantia, é possível obter condições mais favoráveis;
- Microcrédito: destinado a pequenos empreendedores, com valores reduzidos e juros acessíveis;
- Ações de fomento ao empreendedorismo: programas que oferecem suporte financeiro e técnico para o desenvolvimento do negócio.
O Pronampe
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma iniciativa do governo que visa facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores.
Por meio desse programa, os MEIs podem obter condições vantajosas e taxas de juros reduzidas, ajudando a impulsionar suas atividades. A taxa é de 6% ao ano mais a Selic e o Pronampe pode ser solicitado na Caixa e Banco do Brasil.