Além do Nubank, outros bancos também têm problemas com cobranças indevidas nas faturas de cartões de crédito. Confira mais detalhes.
Cobranças indevidas são mais comuns do que se imagina e podem causar grande dor de cabeça. Saber como lidar com essas situações e conhecer os direitos garantidos pela lei é fundamental para resolver o problema de maneira eficaz. A seguir, exploramos o que caracteriza uma cobrança indevida e quais são os passos a serem seguidos para proteger seus direitos.
Como resolver uma cobrança indevida do Nubank?
Antes de mais nada, é importante deixar claro que a cobrança indevida não é exclusiva do Nubank. Na realidade, é o tipo de coisa que pode acontecer em qualquer banco. No entanto, as fintechs lideram reclamações de clientes relatando esse tipo de problema. Afinal de contas, os bancos digitais não possuem agências físicas – o que resulta em maior dificuldade para acessar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
O que é uma cobrança indevida?
Cobrança indevida ocorre quando uma empresa cobra um valor que o consumidor não deve. Isso pode acontecer por erro do sistema, falha de comunicação ou práticas abusivas. Situações comuns incluem cobranças duplicadas, valores não contratados e cobranças após cancelamento de serviços.
No caso dos bancos, a cobrança indevida também ocorre por conta de golpes envolvendo o cartão de crédito. Por lei, é obrigação do banco disponibilizar segurança nas transações financeiras. Portanto, o consumidor não pode ser prejudicado quando ocorre uma falha de segurança.
Em relação ao Nubank, existe um grande número de queixas em relação ao sistema de segurança da fintech. De acordo com correntistas, os procedimentos de verificação não são suficientes para barrar compras que não são feitas pelo titular. Ou seja, quando o cartão é clonado, furtado, entre outras situações.
Além do Nubank: fintechs lideram ranking de reclamações no Banco Central
Um levantamento feito pelo Banco Central no terceiro trimestre de 2023 revelou quais são os bancos com maiores índices de reclamações de consumidores. As duas primeiras posições são das fintechs BTG Pactual e PagBank. Em terceiro lugar, aparece o banco tradicional Bradesco. O Nubank ficou em 11º lugar em uma lista dos 15 bancos com maior número de reclamações.
Afinal, o que fazer com uma cobrança indevida?
O primeiro passo é entrar em contato com o Nubank. Explique a situação e solicite a correção do erro. Anote o protocolo de atendimento e mantenha registros de todas as comunicações.
Se o problema não for resolvido, formalize uma reclamação por escrito, enviando uma carta registrada ou e-mail com aviso de recebimento. Detalhe a situação e exija a cessação das cobranças indevidas.
Caso o Nubank não solucione o ocorrido, procure os órgãos de defesa do consumidor. Apresente todos os documentos e registros que comprovem a cobrança indevida. Neste caso, os clientes podem registrar queixas no Procon ou Banco Central. Além do mais, é possível fazer uma reclamação no Reclame Aqui.
Por fim, se nenhuma das alternativas anteriores surtir efeito, é possível ingressar com uma ação judicial. Busque a orientação de um advogado especializado em direito do consumidor para garantir que seus direitos sejam respeitados.
Links úteis
Caso você precise fazer uma reclamação do Nubank – ou outra instituição financeira, pode acessar um dos links abaixos:
- Reclame Aqui: https://www.reclameaqui.com.br/login/consumidor/;
- Banco Central: https://www.bcb.gov.br/meubc/registrar_reclamacao;
- Procon do seu estado.