Trabalhadores já podem solicitar CONSIGNADO pela carteira de trabalho digital com juros REDUZIDOS; veja como
O consignado pela carteira de trabalho digital visa ampliar o acesso ao crédito pelos trabalhadores da iniciativa privada. Veja como a modalidade funciona.
Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Essa forma de pagamento reduz o risco de inadimplência para o credor e, por isso, oferece condições mais favoráveis.
Os trabalhadores CLT agora têm a opção de solicitar empréstimos desse tipo diretamente pela Carteira de Trabalho Digital, com condições de juros reduzidos. A modalidade pode ser usada para substituir o saque-aniversário do FGTS, de acordo com especialistas.
Consignado da carteira de trabalho digital é aprovado; entenda como a modalidade vai funcionar
No consignado, a instituição financeira realiza o empréstimo e o valor das parcelas é descontado diretamente do salário ou benefício do trabalhador.
O desconto é feito automaticamente, o que garante o pagamento das parcelas e permite ao tomador obter taxas de juros mais reduzidas em comparação com outras modalidades de crédito.
Quem pode fazer?
Servidores públicos, militares e civis, aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores da iniciativa privada podem solicitar.
É necessário estar com a documentação em dia e atender aos critérios estabelecidos pela instituição financeira.
Trabalhadores CLT podem fazer consignado?
Sim, trabalhadores CLT podem solicitar o empréstimo. Contudo, é necessário que o empregador tenha convênio com alguma instituição financeira. Em geral, os juros são maiores do que para outras categorias.
Por essa razão, o Governo estuda um consignado que poderá ser solicitado via carteira de trabalho digital, sem a necessidade do convênio. A expectativa é de que os juros sejam menores, uma vez que o FGTS será usado como garantia do empréstimo.
Contudo, a nova modalidade ainda não está disponível. Qualquer mudança depende da aprovação do legislativo.
O que é FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista que consiste em uma conta vinculada ao contrato de trabalho do empregado. Mensalmente, o empregador deposita um percentual do salário do trabalhador nesse fundo.
Antecipação do FGTS
A antecipação do saque-aniversário é um empréstimo que utiliza o saldo disponível do FGTS como garantia. O trabalhador pode antecipar o valor que seria sacado no aniversário e obter recursos imediatos, com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento.
Para solicitar, é necessário o saque-aniversário. Isso implica na perda do direito do saque integral em caso de demissão sem justa causa. Caso o trabalhador peça o empréstimo, ainda pode perder a multa de 40%, que será usada como garantia em caso de demissão.
Como o novo empréstimo vai funcionar?
O empréstimo consignado poderá ser solicitado diretamente através da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Essa facilidade permitirá que o trabalhador realize o pedido de forma prática e rápida, com condições de juros reduzidos.
Vale ressaltar que, por enquanto, a única opção disponível é a antecipação do saque-aniversário. O consignado via CTPS ainda não foi aprovado.
Saque-aniversário pode acabar?
Ainda é cedo para dizer. O governo está considerando a possibilidade de encerrar com a modalidade de saque-aniversário do FGTS. Para especialistas, o novo empréstimo, da CTPS, é o primeiro passo para o encerramento da modalidade de saque.
No entanto, essa mudança depende de aprovação legislativa e ainda está em fase de discussão. Até o momento, ela foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS. Por essa razão, os trabalhadores podem consultar a solicitar o saque.