EmpréstimoNotícias

Crédito para NEGATIVADOS se torna mais acessível; confira quais instituições oferecem

O crédito para negativados se torna uma opção para brasileiros que precisam de dinheiro, mas não têm o empréstimo aprovado pelas instituições financeiras. Entenda.

O crédito para negativados pode parecer algo difícil. Afinal, o valor não é liberado para compradores que representam riscos aos bancos. No entanto, existem instituições financeiras que liberam empréstimos para quem tem restrição no CPF.

Esse movimento é uma oportunidade para quem busca uma saída para a crise financeira. Existem diversos tipos de crédito para esse público, mesmo que existam algumas limitações, como juros altos, ou necessidade de comprovar renda. 

Conhecer as opções é fundamental para fazer uma boa escolha financeira, que ofereça juros reduzidos e prazos de pagamento flexíveis. 

Crédito para NEGATIVADOS se torna mais acessível; confira quais instituições oferecem
Veja quais são as melhores opções de crédito para negativados – Foto: Jeane de Oliveira

Crédito para negativados; tipos, como pedir e tudo o que você precisa saber

Empréstimo é uma operação financeira onde um banco ou instituição financeira concede um valor em dinheiro a um cliente, que se compromete a devolver em parcelas, acrescidas de juros. 

Essa modalidade é utilizada para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar investimentos ou cobrir despesas emergenciais. A análise do perfil do solicitante é crucial para a aprovação e as condições do contrato.

É necessário comprovar renda para solicitar um empréstimo?

Em geral, a comprovação de renda é um dos critérios utilizados pelas instituições financeiras para avaliar a capacidade de pagamento do cliente. 

Entretanto, existem opções de empréstimos onde essa exigência pode ser flexibilizada. Isso permite que pessoas sem renda fixa, como autônomos ou trabalhadores informais, tenham acesso ao crédito.

Em casos mais específicos, algumas instituições oferecem créditos para negativados, mesmo sem a necessidade de comprovar renda. No entanto, é necessário que o tomador tenha um bem (imóvel ou carro) para usar de garantia. 

Existe crédito para negativados?

Sim. Algumas instituições têm se mostrado mais abertas a essa demanda, reconhecendo que muitas pessoas enfrentam dificuldades temporárias. Entretanto, as condições podem variar, e é fundamental analisar as propostas disponíveis e as taxas envolvidas.

De forma geral, esse público pode solicitar o consignado ou o empréstimo com garantia. Existem instituições que oferecem empréstimo pessoal, mas as taxas de juros podem ser elevadas. 

Quais bancos oferecem empréstimos para negativados? 

A Crefisa, o banco Pan, o Santander e o Banco do Brasil têm linhas de crédito consignado para esse público. Contudo, nessa modalidade, é necessário ser aposentado, pensionista ou servidor público, uma vez que o desconto ocorre de forma automática do salário ou benefício. 

O Jeito oferece empréstimo pessoal para negativados e o Credita, empréstimo com garantia. Há ainda outros bancos, cada um com suas taxas e juros. 

Quais são os tipos de empréstimos para negativados?

Existem diversas modalidades de crédito para negativados. Veja:

  • Garantia: é necessário ter um imóvel ou carro;
  • Garantia do FGTS: trabalhadores CLT podem antecipar o saque-aniversário;
  • Consignado: geralmente, disponível para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS;
  • Pessoal: é mais difícil encontrar bancos que oferecem essa modalidade para negativados. Quando isso ocorre, as taxas de juros costumam ser altas.

Como melhorar o relacionamento com o banco?

Para estabelecer um bom relacionamento com o banco, mantenha suas informações atualizadas, use produtos e serviços oferecidos pela instituição e pague suas contas em dia. 

Uma comunicação transparente com o gerente também ajuda a fortalecer esse vínculo, possibilitando melhores condições em futuras transações. Essas dicas podem aumentar as chances do empréstimo ser liberado. 

Importância do planejamento financeiro

As opções de crédito para negativados costumam exigir critérios mais rígidos. Portanto, o planejamento é fundamental para garantir um futuro financeiro estável. 

Ao traçar um orçamento, você consegue identificar suas receitas e despesas, permitindo um melhor controle dos gastos. 

Com o tempo, é possível quitar as suas dívidas e recuperar o crédito. Dessa forma, você terá opções com melhores condições de pagamento. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo