Estes beneficiários do INSS podem pedir consigo com taxas de juros REDUZIDAS; confira a lista
Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem solicitar o empréstimo consignado com taxas de juros reduzidas. Entenda.
O empréstimo consignado do INSS se destaca como uma alternativa vantajosa de crédito para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Governo Federal anunciou que os beneficiários que solicitarem o consignado terão acesso a uma redução na linha de juros. Ou seja, ficará mais barato contratar tal modalidade de crédito.
Novas taxas do INSS já estão valendo; veja o que muda
Desde a última segunda-feira, 3 de junho de 2024, entrou em vigor a nova taxa de juros para empréstimos consignados do INSS.
Esta mudança, aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), estabelece um teto de 1,66% ao mês para empréstimos consignados e de 2,46% para cartões de crédito consignado e de benefícios. Esta é a oitava redução desde março de 2023.
O que é consignado?
O consignado é uma modalidade de crédito direcionada que se caracteriza pelo desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento ou do benefício previdenciário, o que garante a segurança para a instituição financeira e menos juros para os clientes.
O que mudou no consignado do INSS?
Com as novas regras, bancos e instituições financeiras estão proibidos de oferecer empréstimos consignados com taxas superiores aos novos limites estabelecidos.
O objetivo é proteger aposentados e pensionistas, que muitas vezes são alvos de condições desfavoráveis.
Os segurados do INSS podem comprometer até 45% do benefício com empréstimos consignados. Esse percentual é dividido da seguinte forma:
- 35% para empréstimo pessoal
- 5% para cartão de crédito
- 5% para cartão de benefício
Este modelo visa evitar o endividamento excessivo, proporcionando um uso mais seguro do crédito.
Como consultar as taxas do consignado?
Os segurados podem consultar as taxas de juros diretamente no portal do INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) ou pelo aplicativo Meu INSS. Lá, é possível verificar quais bancos oferecem as condições mais vantajosas antes de optar pelo empréstimo.
Passo a passo para consulta:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.
- Na página inicial, utilize a lupa para buscar “taxas de empréstimo consignado”.
- Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados por cada um.
- Para ver mais opções, role a página e clique em “ver mais”.
- Também é possível buscar por uma instituição específica utilizando a função “pesquise por instituição”.
Apenas aposentados podem fazer consignado?
Não! A modalidade também está disponível para servidores públicos civis e militares (ativos e inativos) e trabalhadores CLT. No entanto, a procura é maior entre o funcionalismo público e beneficiários do INSS.