EmpréstimoNotícias

Governo aprova consignado digital para TRABALHADORES CLT; veja como pedir

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que oferece juros mais baixos e descontos nas prestações direto da folha de pagamento. No Brasil, esse tipo de crédito é tradicionalmente acessível para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. 

No entanto, uma nova proposta do Governo visa ampliar o acesso ao crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada (CLT), usando o FGTS como garantia. 

Governo aprova consignado digital para TRABALHADORES CLT; veja como pedir
Veja como pedir o consignado digital – Foto: Jeane de Oliveira

Como o consignado digital vai funcionar e quem vai ser beneficiado com a proposta?

O consignado é um tipo de empréstimo com descontos automáticos das prestações direto da folha de pagamento. Isso significa que as parcelas já são pagas automaticamente, assim que o salário ou benefício cai na conta. 

Essa modalidade de crédito geralmente oferece juros mais baixos do que outras linhas de crédito, como o crédito pessoal ou o cartão de crédito.

Trabalhadores CLT podem fazer consignado?

Sim! Contudo, existem algumas restrições. Atualmente, para solicitar a linha de crédito, os trabalhadores da iniciativa privada precisam que o empregador tenha convênio com alguma instituição financeira. 

Após aprovação de nova lei, os trabalhadores com carteira assinada (CLT) poderão solicitar o crédito consignado digital através da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). 

Essa nova modalidade de empréstimo será oferecida por bancos e instituições financeiras que estejam devidamente credenciados pelo Governo Federal. Não será necessário que o empregador tenha convênio com algum banco.  

Como vai funcionar o novo empréstimo?

A nova proposta do Governo visa facilitar o acesso ao crédito para trabalhadores CLT e promover a inclusão financeira. 

Através da CTPS Digital, os trabalhadores poderão simular e contratar o empréstimo de forma totalmente digital, sem precisar se deslocar até uma agência bancária.

O fato de não precisar de um convênio com instituição financeira também reduz os juros da modalidade, o que vai tornar a operação mais barata. De acordo com o Governo, os mais beneficiados com a medida são os trabalhadores que recebem até R$ 2720 por mês. 

Como solicitar o empréstimo pela CTPS Digital?

Para solicitar o consignado digital na CTPS Digital, você precisará seguir os seguintes passos.

  1. Baixar ou atualizar o aplicativo da CTPS Digital;
  2. Fazer login no aplicativo com seus dados pessoais;
  3. Acessar a aba “Crédito Consignado”;
  4. Escolher a instituição financeira e simular o empréstimo;
  5. Analisar as condições do empréstimo e, se desejar, solicitar o crédito.

Vale mencionar, no entanto, que a modalidade ainda não está disponível. O Conselho Curador do Fundo de Garantia aprovou o empréstimo, mas ele ainda precisa passar pela análise do Congresso e se tornar uma lei. 

O saque-aniversário pode acabar? 

Com a implementação do consignado digital, o saque-aniversário do FGTS deve ser extinto. Isso porque o consignado digital oferecerá uma alternativa mais vantajosa para os trabalhadores, com juros mais baixos e prazos de pagamento mais flexíveis.

Contudo, ainda não há uma posição oficial sobre o tema. Conforme já mencionado, é necessário que o novo projeto se torne uma lei para que as mudanças sejam efetivadas. 

Quais são os riscos da modalidade de crédito?

Apesar das vantagens, o crédito consignado também apresenta alguns riscos. É importante ter em mente que, como os descontos são feitos direto da folha de pagamento, o tomador poderá ter seu salário comprometido em caso de inadimplência. 

Por isso, é fundamental tomar cuidado ao solicitar esse tipo de empréstimo e se certificar de que você poderá arcar com as parcelas.

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo