O extrato bancário é motivo de dúvidas para muitos brasileiros. Por essa razão, o Governo Federal aprovou mudanças no documento. Entenda.
O extrato bancário sempre foi motivo de dúvidas para grande parte da população brasileira. Afinal de contas, cada banco possui sua própria nomenclatura sobre os itens presentes no documento.
Em algumas instituições financeiras, por exemplo, o saldo negativo é representado por um nome. Em outras, por outro nome, completamente diferente. Naturalmente, isso gera grandes dificuldades entre os consumidores.
Por essa razão, os extratos bancários mudaram desde a última segunda-feira (8). A partir de agora, o documento será padronizado em todos os bancos.
Extrato bancário mudou desde segunda; entenda
Desde segunda-feira (8), esses documentos têm nomenclaturas padronizadas para facilitar a compreensão dos clientes, especialmente aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), existiam mais de 4 mil nomenclaturas diferentes nos documentos. Então, o objetivo dessa medida é universalizar as informações e ampliar o acesso da população aos serviços bancários.
O que vai mudar?
Em primeiro lugar, é necessário entender que a padronização das nomenclaturas ocorrerá em duas etapas. Na primeira, o extrato bancário começará com as operações de saque e depósito. Em uma próxima fase, a mudança irá abranger outras operações financeiras.
Agora, as nomenclaturas abrangem, apenas, as denominações existentes para operações de saque e depósito. Por exemplo, operações como “depósito de cheque no ATM” serão descritas no extrato como “DEP CHEQUE ATM”.
Saques de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência, realizados com cartão da conta, serão impressos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
O que significa DEP CHEQ ATM?
Operações de depósito de cheque nos caixas eletrônicos da agência foram padronizadas sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.
O que significa SAQUE DIN CARTAO AG?
Operações de saque de dinheiro em espécie, realizadas no caixa convencional dentro da agência com o cartão da conta, são descritas como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Quando os bancos vão mudar outras nomenclaturas do extrato bancário?
Ainda não foram divulgadas novas datas. A expansão da padronização para outras operações financeiras será um passo importante para atingir o objetivo final da iniciativa, que é criar um sistema bancário mais transparente e acessível para todos os clientes.
Essas mudanças no extrato bancário visam melhorar a experiência dos clientes e garantir uma maior clareza nas transações financeiras, promovendo uma melhor gestão das finanças pessoais.
Cartão de crédito também mudou em 2024; veja
Além do extrato bancário, as regras de uso do cartão de crédito também sofreram alterações. A ideia é promover maior inclusão financeira, trazendo mais transparência aos consumidores brasileiros.
A nova lei mudou 3 pontos sobre o uso do cartão de crédito. O primeiro deles diz respeito à fatura. Agora, os bancos precisam ser mais claros com as tarifas cobradas, como anuidade, por exemplo.
Além do mais, a nova lei reduziu os juros rotativos, que antes chegavam a 400%, de acordo com o Banco Central.
O que são juros rotativos?
Quando o consumidor paga o mínimo da fatura, o excedente vai para o crédito rotativo. Com a nova lei, esse valor não pode ultrapassar 100% do valor da dívida.
Portabilidade de dívida gratuita
Por fim, o extrato bancário e a fatura do cartão não foram as únicas mudanças. Agora, os consumidores podem solicitar a portabilidade da dívida gratuita do cartão de crédito.
Ou seja, eles podem transferir as dívidas para outros bancos, que ofereçam melhores condições, como juros reduzidos e pagamentos flexíveis.