Cartão de crédito aumenta o número de brasileiros endividados. Veja como fugir dos juros e manter as finanças em dia.
O mês de junho registrou um aumento na inadimplência com cartão de crédito no Brasil. Esse fenômeno, que reflete a crescente dificuldade das famílias em manter suas finanças sob controle, acende um alerta para os consumidores.
Com o crédito fácil e a tentação de parcelar compras, muitos acabam se endividando além da capacidade de pagamento. Entender as razões desse aumento e adotar estratégias para evitar o endividamento é essencial para manter a saúde financeira em dia.
Está devendo o cartão de crédito? Veja como organizar a sua vida financeira
O primeiro passo para organizar a sua vida financeira é realizar um orçamento detalhado. Isso envolve registrar todas as fontes de renda e despesas.
Lembre-se que seu planejamento deve levar em conta as necessidades básicas e permitir uma reserva para imprevistos. O uso consciente do cartão de crédito, se você ainda não estiver com o nome sujo, é essencial.
Evite parcelamentos longos e desnecessários. Pague as suas faturas em dia e, se necessário, busque fazer um acordo com o banco. Você não precisa pagar toda a sua fatura de uma vez, mas precisa tomar cuidado com os juros rotativo.
Como renegociar dívidas do cartão de crédito com o Serasa Limpa Nome?
O Serasa Limpa Nome é uma plataforma online gratuita desenvolvida pelo Serasa Experian, com o objetivo de auxiliar consumidores inadimplentes a regularizarem suas pendências financeiras e limparem seus nomes.
Para utilizar o Serasa Limpa Nome, basta seguir estes passos:
- Acesse o site do Serasa Limpa Nome: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/
- Faça o seu cadastro;
- Consulte suas dívidas;
- Escolha as dívidas que você deseja negociar;
- Negocie com as empresas credoras;
- Aceite a negociação;
- Monitore suas negociações.
Nova lei do Governo Federal garante descontos na renegociação de dívidas
As novas regras do Banco Central para o cartão de crédito entraram em vigor, com foco em proteger o consumidor e reduzir a inadimplência. Confira as principais mudanças.
Limite para juros
Juros rotativos e do parcelamento da fatura serão limitados a 100% do valor original da dívida. Isso significa que o consumidor nunca pagará mais do que o dobro do valor que comprou.
Além do mais, as informações sobre os juros, tarifas e encargos devem ser mais claras. Por fim, a mudança garante a portabilidade da dívida. Ou seja, o consumidor poderá transferir a dívida do cartão para um banco que ofereça melhores condições.