INSSNotícias

INSS esconde, mas você tem que saber: 2 segredos para ANTECIPAR sua aposentadoria 60+

Dois segredos podem antecipar sua aposentadoria pelo INSS aos 60 anos. Confira como aproveitar essas estratégias e garantir seu benefício mais cedo.

Para quem já passou dos 60 anos, a aposentadoria pode parecer mais próxima, mas existem formas de antecipar esse benefício que muitos não conhecem. O INSS adota critérios rigorosos para a concessão da aposentadoria, mas com algumas estratégias é possível reduzir o tempo de espera e garantir o benefício mais cedo.

O sistema de aposentadoria no Brasil passou por mudanças significativas com a Reforma da Previdência, que implementou novas regras e aumentou a idade mínima para aposentadoria. No entanto, existem alternativas que permitem a antecipação do benefício, mesmo para quem já ultrapassou os 60 anos.

Uma dessas alternativas é a aposentadoria especial, que foi criada para proteger trabalhadores expostos a condições de trabalho perigosas ou insalubres. Essa modalidade permite que os trabalhadores se aposentem antes da idade mínima exigida nas regras gerais. Outra possibilidade é utilizar as regras de pedágio. Acompanhe!

INSS.
INSS tem alternativas para antecipar a aposentadoria aos 60 anos. Saiba como essas estratégias podem acelerar seu acesso ao benefício. (Foto: Jeane de Oliveira / beneficiodoidoso.com.br).

Qual a idade mínima para se aposentar e quais são as regras de aposentadoria?

A idade mínima para se aposentar em 2024 é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS para a aposentadoria por idade urbana.

No entanto, esses são os requisitos básicos e, para muitos, o tempo de espera pode ser longo, especialmente após as mudanças introduzidas pela Reforma da Previdência.

A boa notícia para quem já está perto da aposentadoria é que existem alternativas que podem ajudar a reduzir esse tempo.

As regras de pedágio, por exemplo, permitem que os trabalhadores que estavam próximos da aposentadoria em 2019, quando a reforma entrou em vigor, completem o tempo de contribuição necessário de maneira mais rápida.

O pedágio de 50% exige que o trabalhador contribua com apenas metade do tempo que faltava para se aposentar em 2019, enquanto o pedágio de 100% mantém o tempo integral, mas com a vantagem de garantir um benefício maior.

Confira:

Aposentadoria especial

Outra forma de antecipar a aposentadoria é através da aposentadoria especial. Essa modalidade é destinada a trabalhadores que desempenham suas funções em ambientes insalubres ou perigosos, que oferecem riscos à saúde.

A aposentadoria especial permite que esses trabalhadores se aposentem com uma idade menor e menos tempo de contribuição.

Existem três categorias principais de aposentadoria especial:

  • Aposentadoria aos 55 anos: Destinada a trabalhadores que atuam em mineração subterrânea, diretamente em frentes de produção, com 15 anos de trabalho expostos a agentes nocivos à saúde.
  • Aposentadoria aos 58 anos: Para profissionais expostos permanentemente ao amianto ou trabalhadores de mineração afastados das frentes de produção, com 20 anos de atividade e contribuição.
  • Aposentadoria aos 60 anos: Voltada para quem trabalhou por 25 anos em atividades que envolvem exposição a agentes nocivos à saúde.

Como utilizar os pedágios para antecipar a aposentadoria?

Os pedágios de 50% e 100% são outra forma de reduzir o tempo necessário para a aposentadoria. Introduzidos pela Reforma da Previdência, esses pedágios foram criados para trabalhadores que estavam próximos de se aposentar quando a reforma entrou em vigor.

  • Pedágio de 50%: Exige que o trabalhador cumpra apenas metade do tempo que faltava para se aposentar em 2019. Por exemplo, se faltavam 2 anos para completar o tempo de contribuição, o trabalhador precisará contribuir por apenas mais 1 ano.
  • Pedágio de 100%: Exige que o trabalhador complete o tempo integral que faltava em 2019, mas oferece a vantagem de não reduzir o valor do benefício.

Confira: Benefício da SALVAÇÃO! R$200 do Governo Federal chega para idosos 60+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo