FinançasNotícias

Este brasileiro conseguiu LIMPAR o nome sem precisar pagar as dívidas

A prescrição de dívidas possibilita que o consumidor limpe seu nome sem precisar pagar o débito, mas a prática não é recomendada. Entenda.

Alguns brasileiros conseguem regularizar a situação financeira sem pagar dívidas. A prática é difundida por muitas pessoas, mas especialistas não a recomendam. Trata-se da prescrição de débitos, prevista no Código de Defesa do Consumidor. 

É comum acreditar que quando um débito se torna antigo, ele deixa de existir. Mas, não é assim que funciona. Na verdade, a dívida antiga não pode mais negativar o nome do devedor e nem ser cobrada judicialmente, mesmo que ainda possa prejudicar a vida financeira dele. 

Este brasileiro conseguiu LIMPAR o nome sem precisar pagar as dívidas
Brasileiros podem limpar o nome sem pagar as dívidas – Foto: Jeane de Oliveira

O que realmente acontece com as dívidas antigas? Veja

Entidades de proteção ao crédito, como o Serasa, não perdoam dívidas, mas removem registros que têm mais de cinco anos. Isso significa que ela prescreveu. 

Ou seja, após esse período, o débito não pode mais ser cobrado judicialmente e o seu nome pode ser considerado limpo. No entanto, o valor do débito ainda pode estar presente em seu histórico financeiro.

O que é prescrição de dívidas?

A prescrição  ocorre quando o credor perde o direito de cobrar o débito  após um determinado prazo, que varia conforme o tipo.  Conforme já mencionado, o devedor fica com o nome limpo após a prescrição. 

Para pendências com o cartão de crédito e cheque, a prescrição é de cinco anos. Para empréstimos e financiamentos, o prazo é de 5 anos também. 

Já as pendências de tributos, como o IPTU, prescrevem em 10 anos. É importante estar atento a esses prazos para entender quando uma dívida pode ser considerada prescrita.

Por que não é recomendado deixar os débitos prescritos?

Deixar as dívidas prescritas pode parecer vantajoso, mas traz desvantagens. Primeiro, o crédito não regularizado pode dificultar a obtenção de novos financiamentos. 

Segundo, o histórico de crédito pode ser impactado negativamente, afetando seu score. Além disso, o valor pode ser cobrado por outros meios, como telefone, e afins. Por isso, é importante considerar a regularização das pendências.

Como pagar seus débitos?

Para quitar suas dívidas de forma eficaz, siga estas etapas:

  1. Liste todas elas;
  2. Priorize as com os maiores juros;
  3. Negocie com os credores, buscando condições favoráveis;
  4. Considere fazer um planejamento financeiro para evitar novos endividamentos;
  5. Avalie opções de crédito com taxas de juros mais baixas.

Veja também: Serasa vai PERDOAR as dívidas antigas? Entenda o novo comunicado da entidade

Nova iniciativa do Serasa ajuda brasileiros a regularizarem suas pendências

O Serasa é uma empresa de análise de crédito que atua como uma referência para instituições financeiras. Ele fornece informações sobre a situação financeira dos consumidores, permitindo que bancos e empresas avaliem o risco de conceder crédito. 

A consulta ao Serasa é comum durante processos de análise de crédito. Ele oferece uma variedade de serviços para ajudar consumidores e empresas a gerenciar suas finanças. 

Entre os serviços disponíveis, você encontra a consulta de CPF, alertas de movimentação financeira e acesso a relatórios de crédito. Além disso, a plataforma disponibiliza ferramentas para negociar dívidas e monitorar o score de crédito. 

Como usar o Serasa Limpa Nome?

Basta acessar o site do Serasa (https://www.serasa.com.br/) e verificar quais são os débitos disponíveis para a renegociação. Os brasileiros podem conseguir descontos de até 90%. 

Como aumentar o score do Serasa?

Aumentar o score do Serasa é fundamental para melhorar suas chances de conseguir crédito. Para isso, você deve manter suas contas em dia, quitar pendências, não utilizar toda a sua linha de crédito e registrar pagamentos de contas em dia. 

Veja também: Serasa divulga NOVOS critérios para liberar descontos de 90%

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo