As mudanças no extrato bancário devem facilitar o entendimento do documento pelos brasileiros, ao padronizar a nomenclatura das informações. Entenda.
Em uma iniciativa para aumentar a transparência e facilitar a vida dos consumidores, o Banco Central do Brasil (BCB) anunciou novas regras para a padronização dos extratos bancários.
Desde julho de 2024, os bancos brasileiros são obrigados a utilizar nomenclaturas padronizadas para as transações financeiras, o que deve trazer mais clareza e simplicidade para os clientes.
O órgão também anunciou mudanças importantes no Pix. Contudo, as novas regras na forma de pagamento só devem valer em 2025.
Novo extrato bancário; entenda o que muda
A principal mudança diz respeito à padronização dos termos utilizados para descrever as transações financeiras.
Isso significa que, independentemente do banco, os clientes encontrarão as mesmas denominações para operações como saque, depósito, pagamento de contas, transferências e investimentos.
Exemplos de novas nomenclaturas no extrato bancário:
- Saque em dinheiro no caixa eletrônico: SAQUE DIN CARTAO AG;
- Depósito de cheque no caixa eletrônico: DEP CHEQUE ATM;
- Transferência entre contas do mesmo banco: TRANF CONTA MESMO BANCO;
- Pagamento de conta de luz: PAGTO CONTA LUZ;
- Compra com cartão de débito: COMPRA CARTAO DEBITO.
Como se preparar para as mudanças?
Os bancos já estão se preparando para adequar seus sistemas à nova padronização. Ela já está valendo, de acordo com o Banco Central.
Contudo, é importante que os consumidores também se informem sobre as mudanças e se familiarizem com as novas nomenclaturas.
Banco Central anuncia mudanças no Pix em 2025; veja
O extrato bancário não foi o único! O Banco Central anunciou novas funcionalidades para o Pix a partir de 2025, expandindo as possibilidades e facilitando ainda mais o dia a dia dos usuários.
Pagamento por aproximação
A principal novidade é a chegada do Pix por aproximação. A partir de 2025, será possível realizar pagamentos em lojas físicas apenas aproximando o celular da maquininha, sem a necessidade de digitar chaves ou QR Codes.
Essa funcionalidade trará mais agilidade e praticidade para o seu dia a dia, além de reduzir o contato físico com superfícies.
Pix parcelado
Outra novidade anunciada pelo Banco Central é o Pix parcelado – ou Pix Garantido. Os consumidores poderão parcelar suas compras, assim como acontece no cartão de crédito.
O BC ainda não divulgou as regras da modalidade. O que se sabe até o momento é que será mais uma opção para os brasileiros.
Cartão de crédito pode acabar?
Não! Embora o Banco Central tenha anunciado novidades no Pix, o cartão de crédito não deve acabar. Vale destacar que ambas as ferramentas têm seus próprios benefícios. O Pix, por exemplo, é prático e seguro.
Enquanto isso, o cartão de crédito possibilita que o consumidor tenha acesso a uma série de benefícios, como programas de cashbacks e milhas.
Vale mencionar que a novidade do Pix ainda não está valendo, diferente do extrato bancário que passou a mudar neste mês de julho.
Bancos oferecem pix parcelado
Embora o Pix Garantido ainda não tenha sido anunciado, alguns bancos oferecem modalidades parecidas. Elas também são chamadas de Pix Crédito. Basicamente, o cliente pode parcelar suas compras no Pix, ou adquirir bens e serviços sem saldo na conta.
No entanto, essa modalidade costuma ter juros mais elevados. Cada banco possui a sua própria política em relação ao Pix parcelado.