O Pix Parcelado se torna uma opção para brasileiros e pode ser lançado em 2025. Entenda como a modalidade vai funcionar.
O Pix é um sistema de pagamentos criado pelo Banco Central que permite transferências instantâneas de dinheiro todos os dias. Lançado em novembro de 2020, ele revolucionou o setor financeiro ao proporcionar um meio rápido e eficiente de movimentar recursos.
O Banco Central deu um importante passo ao aprovar o Pix Parcelado, que promete transformar a forma como o consumidor lida com pagamentos e compras no dia a dia. Este novo recurso tem previsão de lançamento em 2025.
Além do mais, o órgão anunciou o pagamento por aproximação, similar ao que acontece com os cartões de débito e crédito. De acordo com o BC, as novidades devem proporcionar maior praticidade no cotidiano dos brasileiros.
Banco Central anuncia Pix Parcelado; novidade já está funcionando?
O Pix opera por meio da utilização de chaves cadastradas pelos usuários, como CPF, CNPJ, e-mail ou número de telefone. Quando ele faz uma transação, o valor é transferido quase imediatamente.
Trata-se de uma opção prática tanto para pagamentos de pequenas compras quanto para transferências maiores. Não é por acaso que, apenas em 2023, o método de pagamento já movimentou mais de R$ 17 trilhões, de acordo com o Banco Central.
Pix Parcelado
A partir de 2025, o Banco Central irá permitir que o consumidor parcele suas compras diretamente pelo método de pagamento instantâneo.
Esse modelo de pagamento funcionará de forma similar ao crédito, mas com a agilidade e eficiência do sistema de pagamentos do BC. A inovação visa oferecer uma alternativa para quem deseja mais flexibilidade no pagamento de suas compras.
Aproximação
Outra novidade para 2025 é o Pix por Aproximação. O Banco Central está estudando a implementação dessa tecnologia, que deve funcionar de maneira similar ao pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito.
Utilizando tecnologia de comunicação por campo de proximidade (NFC), o novo recurso permitirá pagamentos rápidos e seguros apenas com o toque do celular em uma máquina de pagamento.
Quais bancos já oferecem o Pix Parcelado?
Diversos bancos e instituições financeiras já começaram a disponibilizar a modalidade para seus clientes. Entre eles, estão:
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Nubank.
As mudanças do Banco Central podem acabar com o uso do cartão de crédito no Brasil? Entenda
Não, o cartão de crédito não vai acabar. Apesar das inovações e da popularização do Pix, o cartão de crédito continua sendo uma ferramenta amplamente utilizada. Ele oferece suas próprias vantagens, como crédito rotativo e recompensas.
Assim como o cartão de débito continuou existindo desde a implementação da nova forma de pagamento, o cartão de crédito vai coexistir com as novas ferramentas do pagamento instantâneo.
Como usar a ferramenta de forma segura
Para garantir a segurança ao usar o Pix, siga estas dicas:
- Mantenha suas chaves atualizadas e seguras;
- Verifique sempre as informações do destinatário antes de confirmar uma transação;
- Utilize autenticação de dois fatores para maior proteção;
- Esteja atento a possíveis fraudes e golpes.
O Pix é seguro?
Sim. O sistema utiliza criptografia e medidas de segurança avançadas para proteger as transações e os dados dos usuários. Além disso, o Banco Central mantém um rigoroso controle e monitoramento para prevenir fraudes e garantir a integridade das operações.