Embora o pix parcelado ainda não tenha sido regulamentado pelo Banco Central, alguns bancos já oferecem a possibilidade. Entenda.
O Pix revolucionou a forma como os brasileiros realizam pagamentos e transferências bancárias. Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, ele oferece praticidade, rapidez e segurança para transações financeiras.
Agora, o Pix pode ter uma nova função: o parcelamento. Embora não seja regulamentado pelo BC, muitos bancos já possibilitam essa ferramenta aos seus clientes.
Quais bancos oferecem e como usar o pix parcelado?
O sistema de pagamentos instantâneos permite a realização de transferências e pagamentos em poucos segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.
Para usar, o brasileiro precisa ter uma conta em uma instituição financeira participante. Basta cadastrar uma chave, que pode ser seu CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou um código aleatório gerado pelo sistema.
Ele fica disponível nos aplicativos dos bancos, podendo ser usado em contas de instituições financeiras tradicionais ou fintechs.
Como funciona o Pix parcelado?
O Pix parcelado é uma funcionalidade que permite a realização de pagamentos em parcelas, similar ao funcionamento do cartão de crédito.
O consumidor pode dividir o valor total da compra em várias parcelas, facilitando o pagamento de valores mais altos de forma planejada e organizada.
Por se tratar de uma modalidade de crédito, cada banco fica livre para oferecer – ou não – o serviço aos seus clientes. De forma geral, para ter acesso, é necessário um bom histórico de crédito.
Quais bancos oferecem o serviço?
Atualmente, diversos bancos e instituições financeiras oferecem a opção de Pix parcelado. Alguns deles são:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Itaú;
- Santander.
Vale mencionar que em alguns bancos, a modalidade pode se chamar Pix Crédito ou ter outras variações de nome.
Os bancos podem cobrar pelo uso da ferramenta?
Para pessoas físicas, o uso do Pix é gratuito. No entanto, algumas instituições financeiras podem cobrar tarifas em casos específicos para contas de Pessoas Jurídicas (PJ).
Tal regra não vale para o Pix parcelado, que é uma modalidade de crédito e não um serviço do Banco Central.
Segurança online ao usar
O Pix é seguro, pois utiliza mecanismos de autenticação e criptografia avançados para proteger suas transações.
No entanto, é essencial adotar boas práticas de segurança, como não compartilhar suas chaves Pix com desconhecidos, evitar clicar em links suspeitos e manter seus dispositivos protegidos com antivírus.
Cartão de crédito
O Pix parcelado complementa o uso do cartão de crédito, oferecendo uma alternativa rápida e prática para transferências e pagamentos.
Enquanto o cartão de crédito permite o parcelamento de compras e a acumulação de pontos, o Pix destaca-se pela rapidez e disponibilidade, sendo uma excelente opção para pagamentos imediatos e transferências entre contas.
Contudo, a prática implica em riscos. Assim como o cartão pode levar ao endividamento, o uso do pix parcelado pode comprometer o orçamento do consumidor.
Como conseguir o parcelamento do Pix?
Em primeiro lugar, é necessário avaliar se o seu banco possui o serviço. Caso a resposta seja sim, foque em melhorar o relacionamento com a instituição financeira. Use outros serviços, como cartões, empréstimos, investimentos e não deixe de movimentar a conta.
Entre em contato com o banco pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou verifique se existe a possibilidade de solicitar o pagamento via app.