O próximo lote de restituição do Imposto de Renda será pago em alguns dias, de acordo com a Receita Federal. Veja quem pode receber.
O Imposto de Renda é um tributo federal que incide sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas. Anualmente, os contribuintes devem declarar seus rendimentos e despesas à Receita Federal. O valor a ser pago varia conforme a faixa de renda, e alguns contribuintes podem ter direito à restituição.
Trata-se do retorno de valores pagos a mais ao longo do ano. Se um contribuinte pagou impostos superiores ao devido ou comprovou despesas dedutíveis, esse valor é devolvido pela Receita Federal após a análise das declarações.
Todos os contribuintes têm direito à restituição do Imposto de Renda? Entenda
Podem receber a restituição aqueles que pagaram a mais ou comprovaram gastos dedutíveis, como despesas com educação, saúde ou dependentes. Além disso, a Receita Federal considera uma lista de prioridades para a devolução:
- Idosos;
- Pessoas com Deficiência (PCDs);
- Professores cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e receberam via Pix;
- Vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Quando a restituição do Imposto de Renda vai ser paga?
O calendário oficial da Receita Federal para a restituição é o seguinte:
- 1º lote: 31 de maio de 2024;
- 2º lote: 28 de junho de 2024;
- 3º lote: 31 de julho de 2024;
- 4º lote: 30 de agosto de 2024;
- 5º lote: 30 de setembro de 2024.
Como consultar a restituição?
Para consultar a restituição, acesse o site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) e use a opção “Consultar Restituição”. Informe o CPF, a data de nascimento e o número da receita da declaração para visualizar o status e possíveis pendências.
Veja também: Banco do Brasil APROVA R$ 30 MIL sem juros para os correntistas
Não pode esperar para receber a restituição? Veja como antecipar o benefício
A antecipação da restituição do Imposto de Renda é uma opção para quem deseja receber os valores antes das datas oficiais.
Alguns bancos oferecem empréstimos que adiantam o valor da restituição, permitindo acesso imediato ao dinheiro. Contudo, esse serviço pode gerar juros e encargos adicionais.
Vale mencionar que a antecipação pode trazer riscos, como o endividamento caso o contribuinte não consiga pagar o empréstimo.
Além disso, pode haver a possibilidade de cair na malha fina e não receber a restituição. É crucial avaliar a necessidade real do adiantamento e buscar as melhores condições disponíveis.
Banco do Brasil oferece a resituioção do IR; veja as regras
O Banco do Brasil permite que seus clientes solicitem a antecipação da restituição do Imposto de Renda. O processo pode ser realizado pelo aplicativo ou em uma agência. (https://www.bb.com.br/).
O valor máximo da antecipação é de até 100% do valor a ser restituído, com um limite de R$ 50 mil. A taxa de juros é informada no momento da contratação e o pagamento é feito automaticamente quando a restituição é creditada.
O que você deve considerar antes de pedir o valor?
Conforme já mencionado, a antecipação da restituição do Imposto de Renda pode envolver riscos, como cair na malha fina. Ou seja, se a Receita Federal encontrar inconsistências na declaração, a restituição pode ser retida para análise.
Isso pode atrasar o recebimento e aumentar os custos com juros do empréstimo. Além disso, o pagamento de taxas de juros reduz o valor final a ser recebido.
Veja também: Receita divulga NOVO calendário da restituição do Imposto de Renda; veja