A Serasa revelou qual é a relação de colocar o CPF na nota com a pontuação do Score de crédito. Entenda.
A Serasa, uma das maiores empresas de análises e informações para decisões de crédito no Brasil, emitiu recentemente um comunicado que surpreendeu muitos cidadãos em relação ao Score e o CPF na nota. Este anúncio é relevante para milhões de pessoas, pois o score do Serasa é um fator determinante para a concessão de crédito por diversas instituições financeiras.
Comunicado da Serasa sobre CPF na nota fiscal: a verdade sobre o aumento do score
O score do Serasa é um dos principais parâmetros usados pelos bancos para aprovar ou rejeitar o cadastro de um cliente. Em linhas gerais, quanto mais alto o score, maiores são as chances de conseguir um empréstimo, aumento no limite do crédito e outros benefícios financeiros oferecidos pelos bancos. A ideia de que incluir o CPF na nota fiscal poderia aumentar o score ganhou bastante popularidade.
Colocar o CPF na nota aumenta o Score da Serasa?
Não! A Serasa precisou emitir um comunicado oficial refutando a afirmação de que incluir o CPF em notas fiscais tem impacto direto no aumento do score. Portanto, ao contrário do que muitos acreditavam, esta prática não eleva a pontuação de crédito.
Afinal, o que faz com que o Score aumente?
Se a inclusão do CPF na nota fiscal não eleva a pontuação, como então aumentá-la? O score do Serasa é uma medida do seu histórico financeiro. Manter uma relação saudável com suas finanças é fundamental. Portanto, manter as contas sempre em dia é crucial. Atrasar pagamentos pode prejudicar significativamente sua pontuação.
Além do mais, contrair dívidas desnecessárias e realizar compras impulsivas pode levar a um endividamento excessivo. Planeje-se para pagar suas faturas no prazo certo. Por fim, evitar o uso do cheque especial e utilizar apenas os recursos financeiros que possui ajuda a manter um bom score. Essas medidas certamente contribuem para elevar a sua pontuação e ampliar suas oportunidades de acesso a créditos e benefícios financeiros.
Por que colocar o CPF na nota?
Embora colocar o CPF na nota não aumente o Score do Serasa, a prática garante outras vantagens aos consumidores. Entenda.
Quais são as vantagens em colocar CPF na nota?
Colocar o CPF na nota fiscal oferece diversas vantagens para o consumidor, além de contribuir para o combate à sonegação fiscal e o desenvolvimento da cidadania fiscal. Vamos detalhar cada um dos benefícios.
- Programas estaduais e municipais: Diversos estados e municípios brasileiros possuem programas que premiam os consumidores que colocam o CPF na nota fiscal. Os prêmios podem variar desde dinheiro em espécie até eletrodomésticos, carros e viagens.
- IPVA: Em alguns estados, como São Paulo, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais com CPF pode gerar um desconto no IPVA do ano seguinte. O percentual de desconto varia de acordo com o estado.