O Sistema de Valores a Receber do Banco Central garante que os brasileiros consultem dinheiro esquecido em bancos. Entenda como funciona.
Quando surge a necessidade urgente de dinheiro, as opções disponíveis podem parecer limitadas. Despesas inesperadas e emergências financeiras frequentemente deixam as pessoas em busca de soluções rápidas.
Encontrar dinheiro perdido pode ser uma solução inesperada para essas dificuldades. Muitos brasileiros têm valores esquecidos em bancos e nem se dão conta dessa possibilidade. Por essa razão, o Banco Central lançou o Sistema de Valores a Receber.
O processo de resgate é simples e pode ser feito online, acessando o site do BC. A possibilidade de localizar e recuperar esses recursos oferece uma alternativa para enfrentar necessidades financeiras sem recorrer a empréstimos onerosos ou medidas extremas.
Quais brasileiros podem e como consultar o Sistema de Valores a Receber do Banco Central
O Banco Central revelou que há mais R$ 8,51 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). Ou seja, muitas pessoas podem ter dinheiro esquecidos em contas de bancos, consórcios, etc, mas não sabem disso.
O que é o Sistema de Valores a Receber?
O Sistema de Valores a Receber (SVR) foi criado em 2022 para ajudar a população a localizar dinheiro esquecido em contas bancárias. Gerido pelo Banco Central, o sistema oferece uma maneira prática de consultar valores que podem estar disponíveis para resgate.
Como consultar e sacar valores no SVR
Para realizar a consulta no SVR, o usuário deve acessar o site do Banco Central e fornecer o CPF e a data de nascimento da pessoa. O sistema informará se há valores disponíveis para resgate.
É necessário estar logado na conta Gov.br para visualizar o montante exato e identificar a fonte dos recursos. O resgate deve ser realizado diretamente pela instituição financeira.
Passo a passo para consulta do Sistema de Valores a Receber
Para consultar o SVR, siga os passos abaixo:
- Acesse o site oficial do Banco Central em https://www.bcb.gov.br/;
- Efetue login na conta Gov.br, categoria ouro;
- Verifique se há valores disponíveis e identifique a fonte dos recursos;
- O resgate é feito diretamente pela instituição financeira.
Banco Central faz alerta contra golpes
É importante estar atento aos golpes que podem ocorrer relacionados ao SVR. O serviço é gratuito e não requer pagamento antecipado. Para evitar fraudes, não clique em links suspeitos, não forneça dados pessoais e faça consultas apenas pelo site oficial do Banco Central.
Certifique-se da autenticidade do site e desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
Como saber se há valores disponíveis para resgate
Para verificar se há valores disponíveis no SVR, acesse o site do Banco Central e faça a consulta com o CPF e a data de nascimento.
É necessário estar logado na conta Gov.br para visualizar o montante e identificar a origem dos recursos. A nova sala de espera virtual facilita o acesso, eliminando a necessidade de agendamento.
Veja também: Nova proposta do Banco Central pode AUMENTAR os juros cobrados pelos bancos
Confira as mudanças do BC para o ano que vem
O Pix parcelado e o Pix por aproximação serão lançados em 2025 pelo Banco Central. O Pix parcelado permitirá que usuários dividam o valor de suas compras em várias vezes, oferecendo maior flexibilidade financeira.
Essa funcionalidade ampliará as possibilidades de uso do Pix, tornando-o ainda mais atrativo para diferentes tipos de transações.
Já o Pix por aproximação utilizará a tecnologia NFC, semelhante à usada em cartões de crédito, permitindo que pagamentos sejam realizados apenas aproximando o dispositivo do terminal.
Essa inovação trará mais praticidade e rapidez nas transações diárias, eliminando a necessidade de digitar informações ou realizar procedimentos adicionais.
Veja também: Banco Central traz novidades sobre o Drex e revela NOVA data de lançamento